O Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro participa no projeto “A Natureza é a Melhor Sala de Aula” pelo quarto ano consecutivo. No ano letivo 2023/2024 participou com 3 turmas 5ºB, 7ºB1 e 9ºB1, tendo sido implementadas um total de 8 atividades. Houve uma boa adesão dos alunos a todas as atividades desenvolvidas e também adquiriram algumas das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais do 2º e 3º ciclo, acresce a tudo isto a promoção de competências transversais.
A seguir apresentam-se as atividades dinamizadas quer na Escola Básica do Castro quer na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro
Plantação de árvores e arbustos na EB do Castro
O Dia Eco-Escolas foi assinalado a 27 de fevereiro de 2024 na Escola Básica do Castro e coincidiu propositadamente com a semana da leitura.
O programa Eco-Escolas este ano tem como tema os “Espaços Exteriores” nesse sentido em articulação com as Bibliotecas Escolares a comunidade educativa foi convidada a participar na atividade “Plantar lendo na Natureza”.
Ao longo do dia 27 decorreram várias atividades como a divulgação do concurso recolha de Pilha/Tampinhas/REEE; atividades na Horta-Bio, com a plantação de couves; dicas de sustentabilidade; o hastear da bandeira Eco-Escolas, na qual participaram os alunos das turmas B1 e C1 do 7º ano de escolaridade; elaboração de objetos decorativos com recurso à reutilização de resíduos; experiências com Água e Energia e no final do dia ocorreu a plantação de árvores, arbustos e plantas ornamentais ofertados por cerca de 50 encarregados de educação dos alunos 2º e 3º ciclos nos canteiros da escola. Esta atividade foi acompanhada de leitura de poemas.
À procura de rochas e folhas
na EB do Castro
No dia 5 de março de 2024 o desafio colocado ao
grupo turma – 7ºB1- foi descobrir rochas magmáticas e metamórficas, no jardim
da escola. Para que não houvesse muita dispersão dos alunos foi dada a
referência dos canteiros nos quais forma feitos os buracos para a plantação de
árvores e arbustos. Estes buracos foram previamente escavados para facilitar a
plantação que ocorreu no dia Eco-Escolas 27 de fevereiro. Os alunos não só
recolheram granito, micaxisto, mas também quartzo (que é um dos minerais que
constituem o granito – rocha magmática intrusiva.
Como debaixo das árvores havia folhas em
decomposição também se aproveitou este momento para a recolha destas e que
apresentassem nervuras visíveis. Ou seja, que a parte mole tivesse desaparecido
restando apenas nervuras. Isto serviria para abordar depois nas aulas dedicadas
ao processo de fossilização que essas partes duras são essencial para aumentar
a probabilidade de se vir a formar um fóssil, desmistificando a ideia de que os
fósseis são sendo de animais.
Ao recolher as folhas os alunos encontraram uma
minhoca. Esta foi alvo de admiração por parte de alguns alunos e de outros de
alguma repugnância. Estes seres detritívoros aceleram o processo de
decomposição estavam debaixo das folhas pois o solo estava com água e as
minhocas não toleram excesso de água são higrófilas.
Como uma das desvantagens do vulcanismo primário
é a libertação de gases que podem dar origem à formação de chuvas ácidas.
Para saber se há precipitação ácida em
Alvarelhos – localidade da Escola – aproveitaram-se as poças de água da chuva,
existentes no recinto da escola, e com o auxílio de uma pipeta Pasteur,
recolheu-se água. Socorrendo-nos de uma solução de água de couve roxa. Os
alunos pipetaram vários líquidos e adicionaram a cada um deles esta solução.
Com esta experiência mostra-se através de uma técnica
simples que envolve a variação de cor das antocianinas, presentes no extrato de
couve-roxa, em função do pH, na identificação de substâncias ácidas e básicas
que todos temos em casa.
Utilizou-se vinagre, bicarbonato de sódio,
lixívia e água da chuva e comparou-se a cor obtida quando cada um destes
líquidos foi adicionado à solução de couve roxa e verificou-se que a solução de
couve-roxa na presença da água da chuva não alterou de cor, portanto não era
nem ácida nem alcalina.
Aula na Natureza – 9ºB1 EB do
Castro
No dia 18 de março de 2024 a turma 9ºB1 da EB do
Castro teve o bloco de 90 minutos no recinto escolar.
No 1º tempo os alunos estiveram a explorar o
sistema excretor a morfologia e sua fisiologia. Os processos de filtração,
reabsorção e secreção que ocorrem no nefrónio, a unidade estrutural e funcional
do rim, foram alvo de análise pormenorizada.
No 2º tempo os alunos participaram na plantação
de arbustos no canteiro contíguo ao campo de jogos da Escola. Nesta atividade
foram plantados 10 arbustos.
Como o solo é argiloso optou-se por adicionar a
cada um dos buracos substrato rico em matéria orgânica e cobrir posteriormente
com rochas para garantir que o solo não seja levado com a água das chuvas e
conserve a humidade.
Os alunos na plantação destes arbustos
encontraram um sapo que estava escondido por baixo do solo! A presença destes
animais significa que ainda há uma biodiversidade relativamente boa, na área da
escola!
Ciclo das Rochas – 7ºB1
No dia 19 de março de 2024 a turma 7ºB1 da EB do
Castro em turnos participou a elaboração do ciclo das rochas. Os alunos
primeiramente com recurso a uma corda e a giz tinham que traçar uma
circunferência de grande tamanho.
O professor não especificou como é que a
poderiam fazer.
Os alunos foram apresentando soluções e o
professor pedia que as colocassem em prática.
Depois de algum tempo o 1º grupo de alunos
conseguiu traçar uma circunferência de 2metros de raio.
A segunda parte da tarefa era criar grupos de 4
elementos para que em 3 minutos se apropriassem dos termos que tinham para
distribuir por este espaço a fim de ilustra o ciclo das rochas.
Podiam explorar o esquema do ciclo das rochas já
previamente estudado e analisado em aulas anteriores e ganhava o grupo que mais
rapidamente distribui-se os conceitos pela ordem correta dentro dessa área.
Notou-se nitidamente, que não só há uma
diferença de posturas e de responsabilidade entre os dois turnos que compõem
este grupo turma, como também alguma facilidade de estabelecer estratégias para
se organizarem.
Os alunos desta turma são bastante competitivos,
mas o tempo de conclusão de cada um dos grupos rondou os 3 minutos
Escala do Tempo Geológico
No dia 7 de maio de 2024 a turma 7ºB1 foi desafiada a elaborar uma faixa onde fossem representadas as várias eras geológicas e alguns dos acontecimentos da História da Vida na Terra, ou seja, a Escala do Tempo Geológico. Nessa escala, as diferentes eras, períodos e épocas são dispostos sequencialmente, abrangendo desde a formação da Terra até os tempos atuais. Cada unidade de tempo geológico é marcada por eventos significativos, como mudanças climáticas, evolução de espécies e extinções em massa. A escala inclui, por exemplo, o Pré-câmbrico, o Paleozoico, o Mesozoico e o Cenozoico.
Utilizou-se uma folha de papel com o comprimento de cerca de 4,6 metros. Após serem realizados os cálculos matemáticos a faixa foi levada para o exterior da sala de aula e estendida no chão. A proporção utilizada foi 4,6 metros está para 4600 Milhões de anos (M.a.) então para ser registado o começo da Era Paleozoica (538 M.a) foi medido 53,8 cm do final da faixa (0 M.a.) e paulatinamente foram marcados e registados alguns dos acontecimentos da História da Vida na Terra. Todo este trabalho culminou numa exposição que esteve patente no átrio da escola no dia 20 de maio de 2024.
Remoção de Pampas
Ao longo dos últimos três anos o programa Eco-Escolas
da Escola Básica do Castro tem contemplado no seu plano de ação a retirada de
todas as Pampas dos canteiros da Escola. Neste ano letivo 2023/2024 num dos
locais que havia sido retirado uma pampa voltou a surgiu uma nova. Talvez, não
tenha sido totalmente removida, no ano transato, o que ocasionou o
rebentamento. Assim procurou-se junto dos alunos do 2ºciclo, numa das aulas de
Cidadania e Desenvolvimento, se tinham conhecimento de exemplos de plantas
invasoras, posteriormente deu-se a conhecer algumas plantas invasoras e como
identificá-las. As plantas invasoras causam todos os anos vários prejuízos.
Numa primeira fase os alunos foram convidados a descobri-las nos canteiros da
escola.
A partir do manuseamento das folhas das pampas os alunos aperceberam-se que
estas eram ásperas e cortantes. Depois com o auxílio de uma tesoura corta sebes
o professor exemplificou como deveria ser feito o corte da parte aérea
(folhas). Esta iniciativa foi feita no dia 10 de maio de 2024. E no dia
13-5-2024 a turmas do 9ºB1 procedeu à remoção da cepa desta Pampa. Felizmente
nos terrenos circundante à escola não se avistam Pampas. Na plantação de novas
espécies têm-se privilegiado as árvores de fruto, as plantas autóctones assim
como as espécies aromáticas.
Com a turma do 5ºB da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, atividades realizadas foram:
– 26/01/2024 – Visualização de alguns vídeos sobre o projeto “A Natureza é melhor sala de Aula”.
– 16/02/2024 e 22/03/2024 – Identificação das árvores do espaço exterior da escola.
Nesta atividade os alunos identificaram todas as árvores existentes na escola, registando o número e as espécies existentes.
-10/05/2024 – Identificação de “Plantas Invasoras na escola”.
Nesta atividade os alunos identificaram as plantas consideradas invasoras existentes no espaço exterior da escola. Inicialmente foram visualizados alguns vídeos na sala de aula sobre plantas invasoras e posteriormente, os alunos identificaram as plantas consideradas invasoras no espaço exterior da escola.
– 17/05/2024 – Atividade “O Poder Mágico das Plantas”.
Relativamente à atividade “O Poder Mágico das Plantas”, realizada no dia 17 de maio, foi uma atividade que teve como objetivo de desconstruir e simplificar os conceitos teóricos relacionados com os processos bioquímicos da fotossíntese. Com esta experiência prática os alunos tiveram a perceção visual dos elementos essenciais à ocorrência da fotossíntese, bem como dos subprodutos da reação fotossintética e a sua relação com os processos de respiração celular.
NSA – Escola Básica do Castro 1
NSA – Escola Básica do Castro 2
NSA – Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro
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