etwinning

Prémio Nacional eTwinning 2010

Desde 2007 que o Agrupamento de Escolas do Castro participa regularmente nos projectos eTwinning, uma iniciativa do Conselho Europeu para o desenvolvimento de trabalhos em parceria entre escolas europeias, com a utilização das TIC e de uma língua estrangeira.

Desde o início que se constatou ser um caminho difícil de percorrer: o facto dos parceiros não se encontrarem fisicamente e apenas comunicarem através da Internet, as diferenças de fusos horários, os diferentes interesses e culturas.

Começámos com um projeto experimental em parceria com uma escola Irlandesa durante 3 meses. O sucesso do projeto e a motivação dos alunos foram aspetos que levaram a uma atitude de valorização desta ideia e outros projetos surgiram: cantámos e dançámos músicas e danças populares europeias, trabalhámos pintores nacionais, editámos uma revista online, tivemos um concurso em vídeo-conferência e já estamos com dois projetos em mãos e um outro em planificação.

Todos os anos temos recebido o Selo de Qualidade Nacional e o Selo de Qualidade Europeu.

Mas, este ano de 2010, fomos pela primeira vez vencedores do Prémio Nacional eTwinning que nos foi entregue no dia 13 de novembro numa cerimónia realizada na Póvoa de Lanhoso. Estamos orgulhosos, não só pelo prémio, mas também porque sentimos os nossos esforços recompensados e reconhecidos, porque sabemos que os nossos alunos ganharam uma perspetiva nova sobre as diferentes culturas europeias, porque ganhámos novos amigos e porque a aprendizagem saiu da sala de aula e interiorizou-se em todos os que participaram nesta iniciativa.

Agradecemos, por fim, à Direção do Agrupamento, que sempre se disponibilizou para dar as condições necessárias de modo a que estes se realizassem.

O Coordenador de projetos eTwinning,

Prof. António Monteiro Silva