30 de janeiro

Lema da Portela: “Tratar os outros como eu gostaria de ser tratado

A 30 de janeiro comemora-se o “Dia da Não Violência nas Escolas” e a data da morte de Mahatma Gandhi. Ao longo deste mês os meninos do JI da Portela realizaram várias atividades para explorar esta temática.

A par de todas estas atividades, exploramos o conto “O Coelhinho branco que queria viver em paz”, que também ajudou a entender os conceitos de violência, de paz, e a resolver de forma não violenta os conflitos que nos possam surgir; como nós andamos um pouco irrequietos e marotos vai fazer-nos bem conhecer esses conselhos.

Ao longo da história, cada animal que o coelhinho branco encontra: raposa, lince e a coruja que dão ao coelhinho conselhos/ pistas sobre a forma pacífica de resolver conflitos. Com este conto procurei estimular as crianças a falar de sentimentos associados a comportamentos desagradáveis (agressivos ou violentos) por oposição aos comportamentos gentis ou simpáticos (não violentos, pacíficos). Os animais ensinam alguns” truques” básicos para lidar com sentimentos negativos associados aos conflitos e a resolver conflitos de uma forma não violenta.

Elaboramos um placard com as nossas mãos, colamos lá pombas que simbolizam a paz, decoradas por nós, as imagens recolhidas, assim como as frases que elucidam PAZ e VIOLÊNCIA.

Construímos também uma lembrança para oferecer a cada sala do 1º ciclo, de forma que este dia fosse também relembrado por eles.

Para ficarmos mais calmos, combinamos que no relaxamento vamos ouvir músicas calmas que são essenciais para alcançar um bem-estar e para facilitar o autoconhecimento. Perante isto, o lema do JI de Portela é “Tratar os outros como eu gostaria de ser tratado”, estamos assim mais sensibilizados para valores como, a paz, a tolerância, a solidariedade e o respeito pelos outros.

Aproveitamos os conteúdos da nossa história para explorarmos alguns conceitos matemáticos: contagens, os números, com jogos motores, e aprofundamos esses conceitos de forma divertida. Com este conto trabalhamos a divisão silábica, usando para isso os nomes dos animais que faziam parte desta história.

Foi uma atividade muito enriquecedora com a qual trabalhamos a formação pessoal e social, a linguagem, a divisão silábica e até a matemática (contagens, cores, padrões).

Beijinhos para todos e não se esqueçam do nosso lema – “Tratar os outros como eu gostaria de ser tratado”.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , ,