FORMAÇÃO DE UMA NUVEM

 As crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo da escola básica nº 2 de Cerro reuniram-se numa das salas e tiveram momentos inesquecíveis com a realização de experiências, que os fizeram sentir uns verdadeiros cientistas.

Já tinham ouvido falar do ciclo da água e aprendido que as gotinhas de água são aquecidas pelo sol e levadas para o céu através da evaporação, mas desconheciam como é que essas gotinhas formavam as nuvens.

Para as crianças perceberem o que acontecia, aquecemos água na chaleira até ficar a ferver e colocamos a água bem quente dentro de um frasco. Depois acendemos um fósforo e metemo-lo lá dentro até que esse se apagasse.

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Muito rapidamente, tapamos o frasco com a tampa que já estava bem fria e ainda colocamos gelo em cima. De repente, e para espanto de todos, dentro do frasco começou-se a formar uma nuvem! Pasme-se… uma nuvem dentro do frasco!

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Abrimos a tampa e podemos ver a nuvem a sair bem densa e branquinha e que nada tinha a ver com simples vapor.

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Então foi explicado, quando as gotinhas evaporam e sobem até ao céu vão quentinhas como a água do frasco, bem, não tão quentes, porque essa tinha sido aquecida pela chaleira. Depois ao chegarem lá cima, o ar está muito mais frio, tal como aconteceu quando tocaram na tampa do frasco que estava gelada, e as gotinhas de água em vapor, condensaram e formaram uma nuvem que depois de muito carregada começa a chover. Quando as crianças perguntaram para que servia o fósforo, explicou-se que essas gotinhas que evaporam precisam de núcleos de condensação que são nada mais, nada menos do que partículas de pólen, fumo, sal, ou mesmo pequenas poeiras que se encontram no ar. Nesta experiência usou-se o fósforo para esse mesmo efeito. Agora as crianças ficaram a saber como se formam as nuvens e aprenderam mais palavras novas e difíceis. Foi uma experiência muito interessante e até pediram para repetir várias vezes.

Achamos maravilhoso poder ter uma nuvem dentro de um frasco, como se a pudéssemos guardar no bolso e levá-la para casa!

No intuito de despertar e desenvolver a curiosidade científica antes, durante e depois da experiência foram utilizadas fichas de registo de acordo com a faixa etária das crianças.

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PLASTICINA CASEIRA – A DESCOBERTA DAS CORES

 Com 10 colheres de farinha, 100ml de água, corante alimentar e 20 ml de óleo alimentar fizemos plasticina caseira com várias cores.

Dentro de uma taça de vidro misturamos os vários ingredientes para obter uma bola de plasticina amarela, uma bola de plasticina azul e uma bola de plasticina vermelha.

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Depois as crianças formularam hipóteses sobre o que iria acontecer se juntássemos duas cores. E verificou-se o seguinte:

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As crianças fizeram o registo da atividade e tiraram conclusões. Para terminar a nossa atividade  moldaram a plasticina, fazendo diversas figuras e formas dando azo à sua criatividade e imaginação.

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