Os meninos do JI da Portela estão a desenvolver o Projeto “À descoberta dos animais” e, com a chegada da primavera, temos feito mais saídas, observações/descobertas no exterior da nossa escola.

A primavera desperta a curiosidade natural das crianças. Elas ficam empolgadas em descobrir novas plantas, insetos e animais, e querem entender como tudo isso funciona, assim, surgiu a ideia de trabalhar a história “O nabo gigante”.

Ao longo da leitura e exploração da história, as crianças participaram ativamente, identificando e contando os animais que ajudam a puxar o nabo gigante, a conhecer os legumes que foram semeados na horta, a perceber as características da casa que era velha e torta, da sequência das estações do ano, etc. Trabalhamos a divisão silábica com os nomes dos animais o que proporcionou uma experiência lúdica de consciência fonológica e linguística.

As crianças foram também desafiadas a identificar as letras iniciais dos nomes dos animais ou a formar palavras simples relacionadas com a história, como “nabo”, “rato”. Essas atividades promoveram o reconhecimento de algumas letras e ampliaram o vocabulário. Ao explorar a história, as crianças também absorveram uma valiosa lição sobre a importância da cooperação e da união. Elas testemunharam como os animais trabalharam juntos para superar um desafio aparentemente impossível -arrancar um nabo gigante.

A história do “Nabo Gigante” enfatiza a importância da cooperação e do trabalho em equipe. Os personagens da história – o velhinho, a velhinha, os diversos animais e o rato – precisaram unir suas forças para conseguir puxar o nabo gigante da terra. Isso ensina às crianças que trabalhar juntas pode levar a resultados positivos e que todos têm um papel a desempenhar para alcançar um objetivo comum.

Com esta história surgiu a vontade de realizar atividades complementares! A primavera é considerada a estação ideal para fazer sementeiras e experiências de germinação com as crianças ao ar livre pois:

– Permite explorar o crescimento das plantas através de experiências práticas como germinação de cenoura, batata-doce e feijões em diferentes meios, como terra e algodão, e esta foi mais uma forma envolvente de conectar as crianças com o ciclo da vida das plantas:

 – Oferece condições climáticas ideais para o crescimento das plantas,

– As crianças podem observar todo o ciclo de vida das plantas, desde a germinação das sementes até o crescimento e a produção de flores e frutos. Esse processo educativo é mais visível e emocionante durante esta estação, permitindo que as crianças testemunhem diretamente a magia do crescimento das plantas.

– Ao realizar atividades ao ar livre durante esta estação, as crianças têm a oportunidade de explorar a diversidade da vida selvagem e a interação entre os seres vivos em seu habitat natural.

– Fazer sementeiras e experiências de germinação ao ar livre permite que as crianças experimentem esta aprendizagem de maneira prática e sensorial. Elas podem tocar na terra, plantar as sementes, observar os processos naturais de crescimento e sentir os diferentes elementos da natureza ao seu redor, como o sol, o vento e a chuva. Esse tipo de atividade envolvente ajuda a consolidar conceitos de forma mais significativa.

– Com a primavera as crianças ficam empolgadas em descobrir novas plantas, insetos e animais, e querem entender como tudo isso funciona. Fazer sementeiras e experiências de germinação ao ar livre oferece um terreno fértil para estimular a curiosidade das crianças e incentivá-las a fazer perguntas, investigar e aprender mais sobre o mundo natural ao seu redor.

– Passar tempo ao ar livre na primavera traz benefícios significativos para a saúde física e mental das crianças. Elas recebem vitamina D do sol, ficam mais ativas fisicamente e experimentam uma sensação de conexão com a natureza, o que contribui para seu bem-estar geral e desenvolvimento saudável.


Em resumo, a primavera oferece um contexto ideal para realizar atividades de sementeiras e germinação com crianças ao ar livre, proporcionando uma experiência educativa rica, emocionante e integrada com a natureza.     


Categoria: Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , ,