Projeto de parceria com o CRE.Porto – Universidade Católica:

Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro

Depois do sucesso verificado no ano letivo anterior este ano demos continuidade ao projeto NSA.

No caso da turma B do 8.º ano da EBSCC foram duas as atividades desenvolvidas:

Atividade 1 – Pelos Ares

As/os alunas/os foram convidadas/os a sair para o espaço exterior da escola com os seguintes objetivos:

– reconhecer as potencialidades da energia cinética do vento explorando e observando a forma de uso desta energia primária e renovável pelas comunidades naturais;

– observar e reconhecer a força mecânica ou energia cinética do vento e a sua manifestação no meio natural;

– compreender a influência do vento no comportamento dos animais e na dispersão dos organismos vivos, nomeadamente na propagação das espécies vegetais (ver vídeo);

– reconhecer que o som é uma onda de pressão necessitando de um meio material para se propagar e compreender que é produzido por vibrações de um material.

As/os alunas/os classificaram e registaram a velocidade do vento como “Fraca” e em alguns momentos “Moderada”, sendo possível detetar movimento a nível das folhas e ramos, nomeadamente quando se encontravam em posições mais elevadas, ajudando a reconhecer, através dos seus movimentos e queda, as transformações de energia potencial gravítica em energia cinética.

Foi ainda possível a observação e audição de aves, quer no solo quer em voo, além de insetos.

Vídeo

Atividade 2 – Orquestra de Sons

Centrando a nossa audição no meio natural é possível distinguir uma grande variedade de sons.

As/os alunas/os foram convidadas/os a sair para o espaço exterior da escola com o objetivo de:

– explorar e registar os diferentes tipos de sons naturais e resultantes da ação humana e as especificidades sonoras que os distinguem.

Inicialmente dispostos em círculo e com os olhos vendados, as/os alunas/os foram estimuladas/os a direcionar a audição para os sons do meio envolvente (vento, carro, camião, máquinas das obras, aves e pessoas). De seguida foi-lhes solicitado que relacionassem e representassem (ver galeria) a intensidade, a altura e o timbre de um som com as características das ondas, identificando e distinguindo sons puros de sons complexos.

Pelas opiniões recolhidas e pela observação do empenho e interesse podemos concluir que as/os alunas/os gostam muito de participar neste tipo de atividades não só por se realizarem no espaço exterior da escola mas também por proporcionarem a introdução e consolidação de conteúdos de uma forma menos formal.

Vídeo

Devidamente autorizadas/os pelas/os Encarregadas/os de Educação as/os alunas/os responderam a um questionário sobre as suas atitudes e comportamentos em relação à natureza e sobre o seu envolvimento na escola.

Obrigado CRE – Porto e a toda a sua equipa.

Estas e outras atividades do projeto podem ser vistas em: https://anaturezaeumasaladeaula.groupanic.net/newsfeed

Galeria de fotos


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