Ao longo do ano letivo, os alunos das turmas C1 e B1 8.º ano da Escola Básica do Castro participaram em seis atividades integradas no projeto “A Natureza é a Melhor Sala de Aula”, promovendo a aprendizagem ativa, a consciência ambiental e a ligação com o meio natural. As iniciativas, desenvolvidas em diferentes períodos letivos, envolveram observação direta, experiências práticas e trabalho colaborativo. Eis um resumo das atividades:
Sucessões Ecológicas e Fatores Abióticos
Os alunos exploraram o recreio escolar para observar líquenes, musgos e herbáceas em zonas de alcatrão rachado, refletindo sobre os fatores abióticos que influenciam a colonização dos organismos. Também documentaram a evolução de árvores sem folhas ao longo do ano, criando vídeos que ilustram as mudanças sazonais.
Teias da Vida
Numa saída ao recreio, os alunos observaram seres vivos como insetos, caracóis, líquenes e até um sapo, construindo cadeias alimentares com base nas suas observações. A atividade reforçou os conceitos de produtores, consumidores primários e secundários.
Safari no Solo: Detetives do Subterrâneo
No âmbito dos Global Action Days, os alunos exploraram os compostores da horta escolar para observar minhocas e outros invertebrados do solo. A atividade destacou a importância destes organismos na fertilidade dos solos e na sustentabilidade dos ecossistemas.
Hotel de Insetos
Durante os 2.º e 3.º períodos, os alunos construíram dois hotéis de insetos com materiais naturais e reutilizados. A iniciativa destacou a importância dos polinizadores e dos serviços de ecossistema, promovendo a reutilização e a cidadania ambiental.
Jogo “Já Sei Separar” com o Robô KUBO
Integrando tecnologia e educação ambiental, os alunos criaram um jogo educativo sobre separação seletiva de resíduos. Utilizando o robô KUBO, programaram percursos até ecopontos, aplicando conhecimentos sobre resíduos e programação básica.
Propagação Vegetativa de Incenso
Os alunos realizaram a propagação vegetativa da planta de incenso (Plectranthus neochilus), acompanhando o processo de enraizamento e envasamento. A experiência reforçou conceitos de reprodução assexuada e adaptação das plantas a ambientes com baixa humidade.
Estas atividades demonstram como a natureza pode ser uma poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando experiências significativas e inesquecíveis aos alunos.
Os alunos da turma A1 do 8º ano também participaram nestas 3 últimas atividades supracitadas Conheça um pouco mais sobre este projeto através deste link.
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2025, eco-escolas, natureza, sala de aula