Galeria de fotos

Balanço das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A Natureza é a Melhor Sala de Aula”

Neste ano letivo estiveram envolvidas três turmas da Escola Básica do Castro (6.ºC1; 7.ºA1; 9.ºC1) e duas turmas da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (6.ºA e 8.º B).

O feedback dos alunos foi muito positivo e demonstraram interesse em continuar para o próximo ano letivo. Os encarregados de educação dos alunos da turma B do 8.º ano de escolaridade também referiram que os seus educandos mostraram mais entusiasmo e empenho pelas atividades desenvolvidas na disciplina de Físico-química integrada neste projeto.

Relato das atividades desenvolvidas pela turma:

  • 6ºC1

Princípios de Gestalt

Os alunos da turma do 6.ºC1 estavam todos desejosos por voltar a ter aulas no exterior, tal como aconteceu no ano transato – grande parte dos alunos da turma confessaram que os dias mais felizes de que se recordavam do 5.º ano, foram as aulas de Educação Visual, nas quais tiveram a oportunidade de explorar a Natureza para produzir trabalhos plásticos.

Por isso, foi com alegria que desenvolveram um trabalho com a aplicação das aprendizagens que haviam realizado nas aulas sobre Discurso gráfico, nomeadamente sobre os Princípios de Gestalt.

A atividade publicada

Património Cultural Material

A turma 6.ºC1 aplicou os conhecimentos, consolidando as aprendizagens sobre o método de ampliação por quadricula e ainda as aprendizagens relativas ao Património Cultural Material.

Toda a turma concordou que a pequena peça encontrada no Castro de Alvarelhos – a Nereida-, formada por um elemento escultórico que representa um corpo feminino, nu até às ancas, terminando em duas caudas de peixe erguidas sobre uma base que representa águas ondulantes, seria a melhor escolha representativa do Património local para interpretar.

Em grupos de trabalho, os alunos começaram por traçar a quadrícula que permitiu ampliar a figura e, depois de recolherem elementos naturais, delinearam o contorno e preencheram a forma da Nereida. Os alunos demostraram grande entusiasmo e perceberam que a “Natureza é a melhor sala de aula” ao desenvolverem um trabalho com a aplicação das aprendizagens da disciplina de Educação Visual.

Fotos (Ana Isabel)

  • 7.ºA1

Na atividade “Há Vida nas Rochas” os alunos forma desafiados a fotografar construções em pedra (muros) e tentar identificar a rocha dessa construção. Depois organizar essas fotos num portefólio e apresentar à turma as suas descobertas. Para disso, tinham que identificar os seres vivos que habitavam nesses muros A turma correspondeu muito bem. A apresentação das fotos recolhida realizou-se no dia 2-3-2021 pela plataforma Teams cujo vídeo tem uma velocidade aumentada pois trataram-se de duas sessões de 45 minutos compiladas num vídeo com pouco mais de um minuto.

Após cada exposição foi preenchida uma tabela com as observações realizadas.

Vídeo

  • 9.ºC1

No 3.º período os alunos foram convidados a representar o Sistema Urinário no recinto escolar. Neste desafio pretendeu-se conhecer as ideias preconcebidas sobre este sistema, ou seja, através de uma forma lúdica e, em grupo de 4 elementos, os alunos tiveram que projetar este sistema, utilizando giz e restos de vegetação (folhas caídas, ramos, galhos…).

A animação foi uma constante e depois foi feita uma heteroavaliação dos trabalhos realizados. O posicionamento dos rins no corpo humano, os constituintes deste sistema, serviu de mote para uma abordagem mais detalhada sobre a morfologia. Mais tarde, em sala de aula foi explorada a fisiologia deste sistema, bem como, a promoção de hábitos saudáveis como a ingestão de água, prática de exercício e a prevenção de comportamentos de risco.

Fotos (José Cruz -sistema urinário)

  • 6.ºA

Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro.

“O Poder Mágico das Plantas”. Esta atividade teve como objetivo principal levar os alunos a ter uma perceção visual dos elementos essenciais à ocorrência da fotossíntese. Foi com muito entusiasmo que a atividade decorreu, tendo contribuindo, para além do empenho e motivação dos discentes, o belo dia solarengo.

“Desperdício Zero“.

Os alunos mostraram-se muito empenhados no levantamento de situações que evidenciavam desperdício no espaço escolar. Posteriormente foram refletindo sobre a importância das plantas e respetivas medidas de conservação.

Fotos (Fátima Martins)

  • 8.ºB

As atividades desenvolvidas com a turma 8.º B encontram-se publicadas.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial