O papel das emoções na melhoria da aprendizagem dos alunos

 A aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento geral das crianças. Através dela, desenvolvem competências cognitivas, emocionais, sociais e físicas, que as ajudam a compreender e interagir com o mundo ao seu redor.

Uma aprendizagem adequada auxilia as crianças a melhorar as suas habilidades finas e amplas, a ampliar o seu conhecimento sobre o mundo que as rodeia, a desenvolver a capacidade de comunicação, a aumentar a sua capacidade de atenção e concentração, a desenvolver a capacidade social e a melhorar habilidades de resolução de problemas e pensamento critico.

A aprendizagem também ajuda a criança a tornar-se mais independente e preparada para enfrentar novos desafios. Quanto mais aprende, maior é a sua autoestima e confiança, melhorando o seu desempenho escolar, pessoal e profissional, no futuro. Além disso, as crianças também se podem divertir enquanto aprendem.

Porém, é fundamental entender que a formação da criança não se limita somente ao desenvolvimento cognitivo, já que as habilidades emocionais também desempenham um papel crucial.

Neste sentido, a nossa escola aderiu ao P.A.R.E (Programa de Atenção e Regulação Emocional), promovido pelo Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico – GMAPP. Semanalmente, ao longo de 10 sessões, uma equipa multidisciplinar constituída por psicóloga, educadora social, facilitadora de yoga e meditação e técnico de desporto, desenvolve as competências socio emocionais das nossas crianças, auxiliando no processo de promoção da autoconsciência e consciência social, autorregulação emocional/comportamental, competências de relacionamento interpessoal, tomada de decisão e resolução de problemas.

Este projeto, alia as emoções à aprendizagem, tornando-se uma ferramenta poderosa para a melhoria do desempenho escolar aumentando a curiosidade, o interesse, a motivação, a confiança, a satisfação, a concentração e a reflexão.

Nestas sessões as crianças apresentam-se muito motivadas e colaborantes, esperando entusiasticamente pelas quartas-feiras, para mais uma atividade do Projeto P.A.R.E.. Demonstram assim a importância da valorização de abordagens preventivas para melhor lidarem com os desafios sociais e emocionais, e, ainda, pela aquisição de ferramentas benéficas para uma aprendizagem global eficaz.

Escola Básica nº 2 de Cerro – Grupo do Pré-Escolar


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , ,