Alunos do Curso Educação Formação de Restauração da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro servem refeições aos sem-abrigo do Porto

 

No passado domingo, dia 7 de maio, os alunos do Curso Educação Formação (CEF) de Restauração da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, serviram refeições aos sem-abrigo do Porto, na Praça dos Poveiros, associando-se mais uma vez ao grupo do Porto da Missão Sem Abrigo, à semelhança do que já aconteceu em anos anteriores.

 

Com encontro marcado para as 14.00h, o grupo de alunos da turma CEF, apresentou-se junto à escola, para dali, partirem para o “Gallery Hostel” (sito na rua Miguel Bombarda, Porto) que cede as suas instalações à Missão Sem Abrigo para a confeção das refeições e preparação das rondas. Nesse espaço, durante toda a tarde de domingo,  prepararam as refeições – strogonoff de frango com arroz e leite-creme. Graças à boa disposição, entusiasmo e empenho dos participantes, orientados pelos formadores Pedro Pacheco e Natália Domingues, à hora prevista estava tudo pronto, tendo ainda havido tempo para a colaboração com a equipa de voluntários da Missão Sem Abrigo na preparação de sandes e organização de roupas e kits (de géneros alimentares) que são doados aos utentes durante as rondas.

IMG_20170507_141051[1]

Com tudo preparado, dirigiram-se para a Praça dos Poveiros onde receberam os sem-abrigo e outras pessoas necessitadas pela tão desejada refeição. Depois de organizadas as posições e tarefas de cada interveniente, deu-se início à distribuição das refeições e, posteriormente, das roupas e agasalhos, o que decorreu conforme o previsto, tendo os alunos revelado grande capacidade de trabalho e organização.

received_10209295489605318[2]

Os jovens participantes revelaram-se extremamente emocionados, tendo cumprido o objetivo desta missão, e revelando vontade de repetir esta experiência.

received_10209295490565342[1]

Esta atividade integra-se num projeto já iniciado no ano letivo 2014/2015, pelo Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional (SPOV) do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro, através da psicóloga Ângela Mendes (técnica superior da Câmara Municipal da Trofa a exercer funções neste agrupamento), em articulação com as disciplinas de vertente prática do CEF. Tem como objetivos promover a reflexão pessoal dos alunos sobre valores de solidariedade social, partilha e respeito pela diferença, favorecer maior motivação e responsabilização relativamente à educação e permitir a articulação das aulas práticas do CEF com uma situação do quotidiano.

received_10209295490645344[1]

É um projeto que tem contado com a contribuição da comunidade escolar e, neste ano, com a colaboração da empresa SAVINOR, que ofereceu o frango necessário à confeção das refeições para esta ronda.

 


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Slide página inicial