No dia 23 de novembro assinalou-se o Dia da Floresta Autóctone na Escola Básica do Castro, com a exploração de um PowerPoint e a realização de um cartaz coletivo.

Estas atividades tiveram com objetivo alertar para a importância da preservação e valorização das florestas nativas, assim como para a necessidade do envolvimento das comunidades locais enquanto ator primordial nas ações de preservação e restauro dos espaços florestais.

Uma floresta autóctone significa que as árvores não foram introduzidas pelo Homem, apareceram naturalmente durante o desenvolvimento desse ecossistema.

Sabia que cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal? Isto representa, uma mais-valia, efetiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.

As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, incêndios, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas.

As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema. São importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones, muitas delas também em vias de extinção.

Segue o conjunto de fotos desta atividade:

Galeria de fotos

A aluna Beatriz do 5º C1 elaborou um texto intitulado “Destruição da Natureza”.

Documento

Tenhamos todos que encontrar a melhor via para o desenvolvimento sustentável e cada um de nós é uma peça fundamental para atingirmos esse objetivo.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , ,