No dia 20 de janeiro comemorou-se o Dia Eco-Escolas na Escola Básica do Castro. Apesar de nesse dia as condições atmosféricas não terem sido as melhores foram desenvolvidas várias atividades nas quais estiveram envolvidos alunos do 2º e 3º ciclo, num total de 130 alunos.

As atividades dinamizadas foram a instalação grinalda, com 117 cataventos e peixes, colocada na parte exterior do edifício escolar. Para elaboração desta grinalda foram reutilizadas embalagens de ração para cão, embalagens Tetra pack, cotonetes, paus de chupa-chupa e fio.

Na Horta Bio os alunos da turma C1 do 7º ano de escolaridade procederam à sementeira de rabanetes em cuvetes cheias de composto retirado da compostagem. Procedeu-se também à rega da Horta-Bio e à colheita de pencas e alfaces. As plantas aromáticas envasadas nomeadamente o Alecrim e Caril ficaram disponíveis na sala dos professores e na Horta Bio, respetivamente.

Houve o desafio “relâmpago”, lançado aos alunos do 2º ciclo, que consistiu em trazer o máximo de pilhas usadas. Este desafio foi lançado pelo coordenador do projeto Eco-Escolas em cada uma das turmas, no dia 18 de Janeiro e o prazo limite de entrega para concurso, a nível de escola, foi dia 20 de Janeiro de 2021 até às 17h. Houve pelos menos um aluno em cada uma das turmas a participar tendo sido as turmas A1 e C1 do 5º ano de escolaridade com maior número de participantes na globalidade, cada uma, com 28%. A turma com maior percentagem de peso em pilhas foi a turma 6º B1.

Este desafio foi um sucesso, pois conseguiu-se acumular 42 quilogramas em pilhas, em dois dias!

Os 3 alunos que trouxeram a maior peso em pilhas serão agraciados com um prémio simbólico, entregue pelo coordenador do projeto Eco-Escolas.

Os alunos do 3º ciclo da Escola Básica do Castro serão também desafiados a participar na atividade “Traga Pilhas”, por isso estejam atentos!

Obrigado a Todos os colaboradores e participantes neste Dia Eco-Escolas.

Consulte as fotos desse dia aqui.

Galeria


Categoria: Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Informações , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas: ,