Os alunos do 5º ano de escolaridade foram convidados a realizar trabalho sobre o tema “Mar”, no âmbito do Projeto Eco-Escola em parceria com a Educação para a Cidadania.

Foi diagnosticado no início do ano um desconhecimento da importância dos ecossistemas marinhos e neste sentido foram equacionados os seguintes objetivos:

– Conhecer quais os fatores que afetam os ecossistemas aquáticos.

– Sensibilizar as crianças em idade escolar para os efeitos da degradação da qualidade do ar que respiramos.

– Alertar para as consequências da exposição humana e dos ecossistemas a substâncias tóxicas.

– Esclarecer alguns conceitos, nomeadamente: Acidificação; Aquecimento Global; Ozono Estratosférico.

 

Com a realização de várias atividades incluindo estes trabalhos em exposição procurou-se conhecer um pouco mais sobre um ecossistema repleto de biodiversidade e ainda pouco conhecido, porém as atividades humanas estão a destruí-lo causando perdas irreparáveis na biodiversidade e na qualidade deste meio.

 

Conheça algumas curiosidades sobre a contaminação deste ecossistema e confira os trabalhos de expressão plástica e escritos realizados pelos alunos do 5º ano da exposição patente no espaço contíguo à biblioteca escolar na Escola Básica do Castro de 19 a 26 de maio de 2017.

 

Sabia  que …

– em 2050 poderá haver mais plástico no mar do que peixe.

Ellen MacArthur Foundation
– só 5% dos plásticos são reciclados com eficácia.

– 40% vão parar aos aterros sanitários e 1/3 acaba no mar.

– a cada minuto, chega ao mar 8 milhões de toneladas de plástico (o conteúdo de um camião do lixo) ; que em 2030, serão dois camiões por minuto e em 2050, quatro.

– em 2025, o oceano conterá uma tonelada de plástico por três toneladas de peixe.

– em 2050 nas águas haverá mais plástico do que peixe, em termos de peso.

– há cerca de cinco toneladas de fragmentos de plástico que flutuam no mar juntamente com os que fazem parte do fundo marinho.

– hoje em dia, 5% do petróleo é usado para produzir plástico.

O  que  fazer ?

  • Repensar a forma como a comida e os objectos são acondicionados com plástico.
  • Parar de produzir plásticos difíceis de reciclar como o PVC ou o poliestireno.
  • Criar produtos a partir de plástico que possam ser sujeitos a compostagem a uma escala industrial (como os sacos para resíduos orgânicos e o embalamento de comida em eventos).
  • Criar plástico que possa ser tanto compostado como reciclado.
  • Depositar os resíduos nos locais corretos.
    • Plástico no EMBALÃO
    • Cartão/papel no PAPELÃO
    • Vidro no VIDRÃO

http://www.sabado.pt/ciencia—saude/ecoesfera/detalhe/em-34-anos-havera-mais-plastico-que-peixe-nos-oceanos

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