No dia 20 de maio, comemorou-se o Dia Europeu do Mar, em duas das escolas do Agrupamento, através de uma mostra de trabalhos criativos.
Na Escola Básica do Castro, a partir da exploração da temática História da Vida da Terra com enfoque no Mar, explorada nas aulas de Ciências Naturais, elaborou-se uma instalação. Os alunos mergulharam na evolução das espécies marinhas, desde os primeiros organismos até os complexos ecossistemas atuais. A instalação incluiu informações detalhadas sobre a biodiversidade marinha, nas diferentes eras geológicas. Na era Cenozoica, mais propriamente na atualidade com a problemática dos resíduos, os alunos do 5º ano de escolaridade foram desafiados a criar animais marinhos recorrendo à reutilização de resíduos.
Na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro todos os alunos do 2º e 3º ciclos, no dia Eco-Escolas, foram motivados para criar peixes e mensagens em diferentes suportes, tais como, papel, sacos almofada insufláveis e garrafas de plástico. Também nas aulas de Educação Visual os alunos abordaram o problema do plástico nos mares e oceanos, desenharam e pintaram diferentes tipos de peixes. E conjugação dos trabalhos realizados no Dia Eco-Escolas e nas aulas de Educação Visual fazem parte da exposição que se situa no espaço contíguo à Biblioteca Escolar.
Esta iniciativa também promoveu a reutilização de materiais, assim como alertou para a quantidade excessiva de plástico que polui os mares. Frases inspiradoras sobre a proteção do mar foram exibidas em garrafas de plástico incentivando a consciencialização das consequências da poluição que pode afetar, quer diretamente ou indiretamente os ecossistemas marinhos.
Em ambas as escolas os alunos participaram entusiasticamente na realização dos diferentes trabalhos, tendo-se atingido os objetivos propostos, como comprovam as fotos que acompanham esta notícia.
Os Coordenadores do Programa Eco-Escolas
José Cruz e Luís Coelho
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Informações , Notícias , Slide página inicial
Etiquetas: 2023-2024, ciências naturais