No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de fevereiro, o Programa Eco-Escolas convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.

O desafio que se propõe é simples:
Desenha a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. O desenho é livre, pode ser de apenas uma espécie ou uma junção de várias.
Dá asas à tua imaginação!
Partilha o teu desenho através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas.

Podem participar no desafio entre os dias 1 e 8 de fevereiro.

Este dia é celebrado anualmente com o objetivo de aumentar a consciência global acerca do papel vital das zonas húmidas para a humanidade e para o planeta. O tema deste ano dá relevo às zonas húmidas como uma fonte de água potável, encorajando ações que contribuam para o seu restauro e impeçam a sua destruição. Enfrentamos uma crise hídrica crescente que ameaça a população e o planeta, sendo que usamos mais água potável do que a natureza pode repor e estamos a destruir os ecossistemas de zonas húmidas dos quais a água e a vida mais dependem.

Zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis. As zonas húmidas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral. Viveiros de peixes, arrozais, salinas constituem zonas húmidas criadas pelas populações.

Mais informações sobre Zonas Húmidas aqui.

Serão premiados os melhores trabalhos que sejam submetidos na plataforma Eco-Escolas. Cada escola poderá submeter até 20 trabalhos.

Iniciativa #EcoEscolasFicaEmCasa 2021

Trabalhos realizadas por alunas da turma 8º B1

Ema Ferreira
Leonor Martins

Categoria: Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Informações , Notícias , Slide página inicial