No âmbito das ações ambientais e da promoção da consciência ecológica, a Escola Básica do Castro participou no Global Action Days 2024. Essa iniciativa global, promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE), visa demonstrar como ações individuais, mesmo as mais pequenas, podem ter um impacto significativo no nosso bem-estar e no bem-estar do planeta.
Durante o período de 22 de abril a 3 de maio, a Escola Básica do Castro realizou diversas atividades relacionadas com os Global Action Days tendo sido os alunos do 9º ano os mais participativos, contribuindo com um total de 35 trabalhos nas ações 1 e 2, e 25 trabalhos nas ações 3, 4 e 5.
Ação 1: Antecipar as alterações climáticas através da Bioeconomia.
A escolha e compra de produtos que utilizem os recursos de forma mais sustentável contribui para a bioeconomia, isto é, promove a gestão eficiente dos recursos naturais por meio da inovação, adota os princípios da economia circular (reduzir, reutilizar e reciclar) para diminuir o impacto ambiental e economizar energia e ainda contribui para reduzir emissões de gases de efeito estufa e proteger a biodiversidade.
Para combater as alterações climáticas, podemos adotar comportamentos sustentáveis, como reduzir, reutilizar e reciclar, além de escolher produtos que utilizem os recursos de forma mais consciente. Por exemplo a escolha de roupas confecionadas com fibras naturais, a utilização de madeira certificada pelos FSC.
Ação 2: Antecipar as alterações climáticas através da Alimentação
Deve-se consumir proteína vegetal e não exagerar na ingestão de proteína animal. Assim cada a procura de pratos com alimentos alternativos à proteína animal é sempre uma boa escolha.
Ação 3: Antecipar as alterações climáticas através da Economia Circular
Os produtos com uma embalagem que possui diferentes tipos de materiais gerar mais resíduos os quais nem todos servem para reciclar e se não forem devidamente acautelados conduzem a uma poluição ambiental visível e invisível. Por exemplo os plásticos são bem o exemplo disso, pois podem fragmentar-se em nanopartículas que se tornam invisíveis à vista desarmada.
Ação 4: Antecipar as alterações climáticas num clima em mudança
Portugal tem sido afetado por fenómenos meteorológicos extremos nos últimos 3 anos, como comprova facilmente uma breve pesquisa pela imprensa noticiosa.
Ação 5: Antecipar as alterações climáticas através da Restauração dos Ecossistemas
Só conseguimos proteger aquilo que conhecemos. Portanto é cada vez mais importante conhecer o nicho ecológico das espécies para apropriamos dos aspetos essenciais num ecossistema para que as espécies possam sobreviver e prosperar.
Segue-se uma mostra dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito destas ações. Confira nos links abaixo.
Ação 1
Ação 2 – Pastéis de grão com couscous de cenoura
Ação 4 – Fenómenos meteorológicos extremos
Categoria: Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2024, eco-escolas, global action days