No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi proposto aos/às alunos/as das turmas C e D do 9º ano da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro a realização de um trabalho de pesquisa sobre o papel das mulheres na investigação, ciências, arte, cultura, tecnologias, socioeconómicas, humanidades, desporto, entre outras áreas, sobre o tema “Igualdade de Género”.

Com o envolvimento dos/as alunos/as neste trabalho pretendeu-se desenvolver o reconhecimento das igualdades/desigualdades de género no mercado de trabalho, a identificação da influência de género nos processos de escolha vocacional, a tomada de consciência dos estereótipos de género associados às profissões e ao planeamento da carreira e o desenvolvimento de uma postura crítica face à igualdade/desigualdade de oportunidades.

O trabalho final acabou por ter a forma de vídeo (ver na galeria) destacando mulheres que desempenharam (e desempenham) papéis relevantes na sua área de atividade.

De médicas (Virginia Apgar) a desportistas (Ana Mafalda, ciclista; Marta Silva, futebolista; Serena Williams, tenista), passando por cantoras (Anita), apresentadoras/jornalistas (Oprah Winfrey) até ativistas (Malala Yousafzai e Greta Thunberg) ou mesmo militares (Maria Quitéria) foram várias e diversificadas as áreas de atividade e personalidades destacadas.

Desta forma informal os/as alunos/as desenvolveram competências vastas e variadas como a linguagem e textos; informação e comunicação; pensamento criativo; relacionamento interpessoal; autonomia; bem-estar, saúde e ambiente; sensibilidade estética e artística; saber técnico e tecnológico, consciência e domínio do corpo; participação ativa e conhecimentos em áreas não formais.    

E você o que pensa sobre o assunto?

Deixe a sua opinião nos comentários.

Obrigado.

(Nota: todos os/as alunos/as envolvidas deram consentimento para a divulgação das imagens em aecc.pt)

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Vídeo 7

Vídeo 8

Vídeo 9


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas: , , ,