Projeto “Iluminar casa di mininus di Skola” Bissorã – Guiné Bissau
Porque nunca é de mais ajudar o próximo, os alunos da Escola Básica do Castro abraçaram novamente o projeto “Iluminar casa di mininus di Skola”.
Com o produto da venda dos trabalhos realizados nas disciplinas de Educação Tecnológica e Oficina Artística, angariaram 800€ permitindo oferecer 8 mini painéis solares para iluminar as casas de oito famílias da aldeia de Missira/ Bissorã na Guiné Bissau.
Aqui ficam as palavras que nos enviaram como forma de agradecimento por parte da Associação Mães do Mundo – responsável pelo projeto.
“Obrigada
a todos os alunos que participaram neste projeto, ficarão certamente mais
sensibilizamos para continuarem a ajudar quem mais precisa.
Como poderão ver pelas fotos, trata-se duma ajuda
vossa sem palavras. Nem acreditamos que a vida seja assim para tanta
gente.
É bem notório que a vossa intervenção, o vosso trabalho e empenho foi por uma causa maior. Resolveram um problema duma necessidade essencial.
As pessoas ficaram muito contentes e orgulhosas de agora terem luz. De noite, não há luz naquelas aldeias onde colocamos os painéis. Como os painéis são colocados nas casas onde existem crianças em idade escolar, estamos a dar valor às crianças, o que não faz parte daquela cultura, e assim, as crianças começam a ter mais importância. A evolução que esta intervenção provoca motiva o povo evoluir o que é muito importante.
Quando o Binham, o nosso voluntário, ia fazer a montagem numa casa, apareciam outras pessoas a pedirem-lhe que não se esquecesse delas também.
– Queridas professoras, já montamos talvez mais de 100 painéis solares na zona de Bissorã, todos eles pertencem a este projeto. Por isso, todos eles são obra dos nossos professores, dos nossos alunos, das nossas escolas. Isso é um orgulho!
Parabéns a todos pela vossa obra!
Bem-haja!
Olga Cardoso – ONGD Mães do Mundo
As professoras envolvidas, Edite Azevedo e Ana Correia, agradecem a todos os alunos envolvidos nesta atividade, o empenho que demonstraram na execução e venda dos artefactos produzidos nas aulas de Educação Tecnológica e Oficina Artística, só assim foi possível angariar tão grande quantia (800 euros).
Edite Azevedo e Ana Correia
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2023, eb do castro, guiné-bissau, projeto solidário