Ao longo destes dois períodos os meninos estão a realizar diversas atividades, com o objetivo de sensibilizar para a importância das letras. Para isso, as crianças vão tomando contacto com várias formas de impresso, despertando o gosto e o interesse pela escrita. De forma espontânea, ou proposta pelo adulto, surgiram atividades motivadoras que as crianças, em especial as mais velhas, realizam com agrado.

Todos sabemos que os primeiros anos da infância são cruciais para o desenvolvimento de “escritores emergentes”. As experiências quotidianas informais, como por exemplo: fingir ler e escrever, ler os rótulos em alimentos, e ver os seus próprios nomes escritos, são parte crucial para o inicio da aprendizagem da leitura e escrita das crianças.

Brincam com letras, copiam-nas, fazem tentativas de escrita, imitam a escrita e a leitura, familiarizam-se com o código escrito, percebem que há uma forma de comunicar diferente da linguagem oral, percebem as funções da escrita. Não se trata de uma introdução formal e “clássica” à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita.

Posso concluir que o jogar e brincar com a escrita, permite não só que as crianças mostrem o que já sabem sobre a funcionalidade da escrita, mas também proporciona o desenvolvimento das suas competências como “escritor e leitor emergente”. Assim, o educador deve sempre que possível proporcionar o contato com diversos tipos de texto escrito, de forma que a criança compreenda a necessidade e as funções da escrita, favorecendo ao mesmo tempo a emergência dos conhecimentos sobre o código escrito e as suas convenções.

Fotos


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Slide página inicial

Etiquetas: