Alunos do Curso Vocacional de Secundário de Cozinha e Pastelaria da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro-Trofa dedicam domingos a servir refeições aos sem-abrigo do Porto

No passado domingo, dia 10 de abril, os alunos do Curso Vocacional de Secundário de Cozinha e Pastelaria da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro-Trofa serviram refeições aos sem-abrigo do Porto, associando-se novamente ao grupo Missão Sem Abrigo, à semelhança do que já aconteceu no dia 13 de março e também no ano anterior.

Depois de reunidos na escola e acondicionada a carga no autocarro, alunos e professores partiram em direção ao “Gallery Hostel”, sito na rua Miguel Bombarda, onde, durante várias horas, se dedicaram à preparação do jantar. Nesta ronda, fazia parte da ementa um delicioso gratinado de pescada e leite-creme. Já no dia 13 de março, o grupo tinha confecionado filetes de pescada fritos, acompanhados com arroz de cenoura, e também leite-creme para a sobremesa.

Graças à boa disposição, entusiasmo e profissionalismo dos participantes, orientados pelo formador Pedro Pacheco, os jovens tiveram a oportunidade de pôr em prática alguns dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Cozinha/Pastelaria. À hora prevista tudo estava pronto, tendo ainda havido tempo para organizar os kits de produtos alimentares, recolhidos pelos alunos ao longo da semana, e colaborar com a equipa da Missão Sem Abrigo na preparação de sandes, café, sumo e kits de higiene.

Com tudo preparado, os elementos da equipa dirigiram-se para a Praça dos Poveiros onde os sem-abrigo e outras pessoas necessitadas costumam aguardar pela tão desejada refeição, tendo no entanto havido necessidade de, neste domingo, improvisar um espaço protegido da chuva, que insistia em dificultar a tarefa dos voluntários.

No local, uma vez indicadas as posições e as tarefas de cada interveniente, procedeu-se à distribuição das refeições, mas também de roupas e outros agasalhos, o que decorreu conforme o previsto. Os alunos revelaram grande capacidade de trabalho e organização, assim como muita sensibilidade na interação com os sem-abrigo que retribuíram com sorrisos de agradecimento.

Cumprida a MISSÃO, era visível, no rosto dos alunos e dos professores, um sentimento de satisfação pelo facto de terem estado envolvidos num experiência tão marcante e gratificante, na qual se envolveram de coração aberto.

João Russo, um dos fundadores da Missão Sem Abrigo (https://www.facebook.com/missaosemabrigo/), que acolheu este grupo de jovens, quis agradecer o seu empenho e a boa energia que levaram aos utentes que muito precisam de ajuda e, sobretudo, de uma palavra de carinho.

Esta atividade integra-se num projeto já iniciado no ano anterior pelo Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional da escola, através da Dr. Ângela Mendes, em articulação com as disciplinas de Cozinha/ Pastelaria e Português, com o objetivo de promover a reflexão pessoal dos alunos sobre valores de solidariedade social, partilha e respeito pela diferença, favorecer uma maior motivação e responsabilização dos alunos relativamente à educação e permitir a articulação da prática do módulo de Cozinha/Pastelaria com uma situação do quotidiano.

Trata-se de um projeto que contou com a contribuição da comunidade escolar e com a colaboração da empresa BRASMAR, que ofereceu todo o peixe necessário para as refeições das duas rondas deste ano.

Os dinamizadores desta atividade (Ângela Mendes, Pedro Pacheco e Lisete Mateus), visivelmente satisfeitos com o sucesso da iniciativa, agradecem a todos os que tornaram possível esta experiência: professores, alunos e funcionários da escola; grupo da Missão Sem Abrigo do Porto; Gallery Hostel; BRASMAR.

Fotos

março de 2016

Alunos do Curso Vocacional de Secundário de Cozinha e Pastelaria da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro servem refeições aos sem-abrigo do Porto.

No dia 13 de março, os alunos do Curso Vocacional de Secundário de Cozinha e Pastelaria da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro serviram refeições aos sem-abrigo do Porto, na Praça dos Poveiros, associando-se mais uma vez ao grupo Missão Sem Abrigo, à semelhança do que já aconteceu no ano anterior.

Com encontro marcado para as 14.30h, o grupo de alunos selecionado para esta primeira ronda, de duas, apresentou-se ao serviço junto à escola. Dali, alunos e professores partiram para o “Galery Hostel”, sito na rua Miguel Bombarda, onde, durante várias horas, se prepararam as refeições. Foram, então, confecionados filetes de pescada com arroz de cenoura, leite-creme e café. Graças à boa disposição, entusiasmo e profissionalismo dos participantes, orientados pelo formador Pedro Pacheco, à hora prevista estava tudo pronto, tendo ainda havido tempo para a colaboração com a equipa da Missão Sem Abrigo na organização de kits de higiene.

Com tudo preparado, todos os elementos da equipa se dirigiram para a Praça dos Poveiros onde os sem-abrigo e outras pessoas necessitadas aguardavam pela tão desejada refeição.

No local, depois de indicadas as posições e tarefas de cada interveniente, deu-se início à distribuição das refeições, o que decorreu conforme o previsto, tendo os alunos revelado grande capacidade de trabalho e organização, mas também muita sensibilidade face às várias situações com que se foram deparando.

Os participantes, com o sentimento de missão cumprida, concluíram: “Foi uma experiência que nos deixou bastante emocionados, uma vez que nos apercebemos de que existe um variado leque de pessoas que estão nesta situação, desde crianças a idosos. Foi uma experiência inesquecível de que destacamos os sentimentos de alegria, gratidão e vontade de ajudar.”

Esta atividade integra-se num projeto já iniciado no ano anterior pelos SPOV da escola, através da Dr. Ângela Mendes, em articulação com as disciplinas de Cozinha e Pastelaria e Português, e que tem como objetivos promover a reflexão pessoal dos alunos sobre valores de solidariedade social, partilha e respeito pela diferença, favorecer uma maior motivação e responsabilização dos alunos relativamente à educação e permitir a articulação da prática do módulo de Cozinha/Pastelaria com uma situação do quotidiano.

É um projeto que tem contado com a contribuição da comunidade escolar e, neste ano, com a colaboração da empresa BRASMAR, que ofereceu todo o peixe necessário à confeção das refeições para esta ronda e para a próxima, a realizar no dia 10 de abril.

Os alunos e professores responsáveis pela atividade agradecem a todos os que tornaram esta experiência possível: professores, alunos e funcionários da escola; grupo da Missão Sem Abrigo do Porto; Galery Hostel; BRASMAR.

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”(Franz Kafka).

4_voc3_voc

1_voc 2_voc


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Slide página inicial