POLUIÇÃO SONORA – suas consequências. Como a medir?
Vivemos rodeados de “sons”.
A poluição sonora é um problema ambiental muitas vezes subestimado mas se a sua intensidade e/ou o tempo de exposição forem de longa duração podem ter consequências graves, tanto para a saúde humana quanto para a biodiversidade.
É importante percebermos que este tipo de poluição pode desorientar animais, afetar ecossistemas e prejudicar o bem-estar físico e psicológico das pessoas causando a perda de audição, surdez ou perturbações no sono. Além disso, a exposição prolongada a níveis elevados de ruído pode prejudicar a capacidade de concentração e a produtividade, afetando o desempenho no trabalho e nos estudos.
A implementação de medidas para controlar e reduzir a poluição sonora são essenciais para preservar a saúde pública e a integridade dos ambientes naturais. O uso de equipamentos de proteção individual (protetores auriculares) ou coletiva (barreiras acústicas em auto estradas) e em casa (janelas de vidro duplo, materiais isoladores nas paredes) ajudam no isolamento acústico, diminuindo ou mesmo neutralizando os efeitos resultantes da poluição sonora.
Utilizando um sonómetro é possível verificar o nível de intensidade sonora (numa escala de 0 a 120 decíbel dB) e detetar as situações em que este é muito elevado.
Recorrendo ao uso das novas tecnologias foi proposto às alunas e alunos da turma B do 8.º ano da EBSCC a instalação da aplicação de um sonómetro no telemóvel e que realizassem registos/medições de nível de intensidade sonora em várias situações.
As imagens da galeria dão conta de alguns dos registos efectuados pelas(os) alunas(os), do som menos intenso para o som mais intenso:
O que nos ajuda a perceber que mesmo em casa num ambiente calmo o nível de intensidade sonora pode ser muito diferente,
“A poluição sonora é como um grito constante no ouvido, perturbando a harmonia da vida e roubando-nos a paz que tanto precisamos para pensar e sonhar.”
“A poluição sonora é um tormento constante, transformando o silêncio em um grito irritante.”
“A poluição sonora é a sinfonia desajustada da modernidade.”
Ficou curioso? Instale a aplicação no telemóvel (app store/play store) e verifique o nível de intensidade das fontes sonoras a que está sujeito no seu dia-a-dia.
Cuide da sua audição e ajude no combate à POLUIÇÃO SONORA.
Categoria: Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: ano letivo 2023/2024, ciência e tecnologia, eco-escolas, física, poluição, química, sonora