POLUIÇÃO SONORA – suas consequências. Como a medir?
Vivemos rodeados de “sons”.
Os “sons” podem ser agradáveis e sem risco, mas se a sua intensidade e/ou o tempo de exposição forem de longa duração podem ser dolorosos e acarretar riscos para a saúde como a perda de audição, surdez ou perturbações no sono.
Não sendo possível eliminar a poluição sonora, o uso de equipamentos de proteção individual (protetores auriculares) ou coletiva (barreiras acústicas em auto estradas) e em casa (janelas de vidro duplo, materiais isoladores nas paredes) ajudam no isolamento acústico, diminuindo ou mesmo neutralizando os efeitos resultantes da poluição sonora.
Utilizando um sonómetro é possível verificar o nível de intensidade sonora e detetar as situações em que este é muito elevado.
Recorrendo ao uso das novas tecnologias foi proposto às alunas e aos alunos das turmas A, B, C e D do 8.º ano da EBSCC a instalação da aplicação de um sonómetro no telemóvel e que realizassem registos/medições de nível de intensidade sonora em várias situações.
As imagens que acompanham este texto são, no entanto, de valores registados com um sonómetro existente no laboratório de Física e de Química da nossa escola. Dos sons registados, a que nos encontramos expostos no dia-a-dia, em ambiente escolar, o mais fraco (menor intensidade) foi 54.5 dB, numa sala de aula (embora os ocupantes estivessem em “silêncio” há sempre um ruído de fundo nomeadamente o proveniente da auto estrada), e o mais forte (maior intensidade) foi 134.5 dB (valor acima do limiar de dor) captado no intervalo, junto de um grupo de alunos do 2.º ciclo que “berravam” “a plenos pulmões”, passando por valores entre os 72.5 e 105.0 dB registados nos corredores sem intervalo a decorrer e com intervalo a decorrer.
Ficou curioso? Instale a aplicação no telemóvel (app store/play store) e verifique o nível de intensidade das fontes sonoras a que está sujeito no seu dia-a-dia.
Cuide da sua audição e ajude no combate à POLUIÇÃO SONORA.
Programa Eco-Escolas
Grupo 510 Física e Química
Ciência e Tecnologia
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Etiquetas: 2022-2023, 8º ano, ebscc, física, poluição, química, sonora