No dia 7 de dezembro de 2023, no átrio da Escola Básica do Castro, inaugurou-se a Exposição “Povos Indígenas – Rostos da Humanidade”, com a presença do Diretor do Agrupamento, Dr. Renato Carneiro, o Coordenador dos Projetos e Atividades, Professor Ricardo Oliveira, a Diretora de Turma do 6º C1, Professora Argentina Nunes, e outros professores da escola, além dos alunos da turma 8º C1 e, logicamente, dos alunos da turma responsável pela atividade, alguns encarregados de educação e o respetivo professor de Cidadania e Desenvolvimento, Professor António Monteiro.
Esta exposição foi o culminar do trabalho desenvolvido pela turma no âmbito do domínio Interculturalidade.
Após umas aulas iniciais sobre o tema da cidadania e o que significa ser um bom cidadão, o professor propôs aos alunos o estudo de povos primitivos. Sendo a ideia aceite pelos alunos, procedeu-se ao sorteio dos povos, com recurso à aplicação wheelofnames.com.
Seguidamente, o professor orientou os alunos relativamente ao plano de pesquisa: foi definido que seria necessário pesquisar a localização geográfica, tradições, história, religiosidade, alimentação e vestuário, entre outras curiosidades que, entretanto, fossem descobrindo.
Com este trabalho, os alunos apoderaram-se de novos conhecimentos de várias áreas do saber, essenciais para a sua cultura geral e para os seus estudos ao longo da escolaridade obrigatória.
As tecnologias foram também debatidas, tanto para a pesquisa como para a apresentação final, tendo o professor realizado 3 apresentações-modelo para orientar os alunos, além de os ensinar a produzir um QR-Code, tudo com aplicações gratuitas, tais como Genially e QR Code Generator.
Com este trabalho, os alunos tomaram conhecimento de civilizações com modos de encarar a vida bastante diferentes da nossa, aqui no sul da Europa. Contactaram com tradições, hábitos alimentares, rituais e crenças totalmente diferentes e algumas, pode-se dizer, consideradas estranhas. Mas é na diversidade que se encontra a riqueza do nosso planeta.
Ao mesmo tempo, conhecer é aceitar o outro, é não ter receio dos seus modos, da sua cor de pele, das suas feições, das suas crenças. Conhecer é receber o outro com um sorriso nos lábios, numa atitude de respeito. E quem respeita e aceita o outro não pensa em guerras nem em violência. As guerras são provocadas por atitudes egoístas, por ganância, por poder. Quando se respeita o outro, quer-se viver em paz. E foi com este espírito que os alunos encararam o conhecimento que obtiveram na realização do trabalho.
Também com a utilização das tecnologias, a turma realizou um convite para a comunidade educativa, com a utilização do Canva.
Com o desenvolvimento dos trabalhos surgiu a ideia de partilhar o resultado final e, assim, pensou-se em realizar uma exposição fotográfica, em que cada foto teria a imagem e o nome do povo, a sua localização e um QR Code para acesso ao trabalho realizado. Também aqui foi introduzida uma vertente importante na Cidadania, pois não foi necessário imprimir centenas de páginas para a divulgação, com os gastos inerentes e o evidente prejuízo para o nosso planeta. A dimensão ecológica também fez parte da nossa preocupação.
Pela reação dos presentes e pela opinião de pais, professores e alunos que estiveram presentes, esta iniciativa foi considera excelente.
Por fim, será de salientar que também o pessoal não docente participou na instalação dos trabalhos, em especial o senhor Antero, que ajudou na colocação dos suportes para as molduras e a Dª Carla que aceitou a presença do professor e dos alunos no seu espaço de trabalho e apoiou o trabalho de impressão das imagens.
Seguidamente poderão aceder aos seguintes documentos:
QR Codes com as apresentações dos trabalhos (visualização no telemóvel)
Fotos da inauguração da exposição
A exposição estará patente na escola e aberta a toda a comunidade educativa que a queira visitar por um período ainda não definido, pelo que podem aproveitar as idas à escola para realizarem a respetiva visita.
O Professor de Cidadania e Desenvolvimento, António Monteiro
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2023-24, 6º C1, cidadania, exposição, povos indígenas