O Programa EcoValor promovido pela RESINORTE em parceria com a Câmara Municipal da Trofa foi dinamizado pela monitora Júlia Simões junto dos alunos do 8º ano de escolaridade nos dias 15 e 16 de abril na Escola Básica do Castro (EBC) e na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (EBSCC), respetivamente.
A primeira parte desta atividade consistiu numa breve apresentação sobre a empresa RESINORTE, ou seja, de como é feita a gestão dos resíduos que diariamente são descartados pelos cidadãos; informando quais os resíduos que devem ser depositados nos respetivos ecopontos e ecocentros e aqueles devem ser descartados para os caixotes dos indiferenciados. Paralelamente a toda esta explicação/sensibilização procurou-se educar para a economia circular, ou seja, implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível graças à reciclagem. E podem, deste modo, ser utilizados uma e outra vez, o que permite criar mais valor.
Daí a Política do 3R´s REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.
Portanto a Economia Circular é o oposto do modelo económico linear (baseado no princípio “produz- utiliza-deita fora”).
A segunda parte desta atividade foi avaliar os conhecimentos adquiridos, pelos 152 alunos do 8º ano, total das duas escolas supracitadas, através de um KAHOOT. Os resultados apurados foram muito satisfatórios.
Esperemos que TODOS levem estas mensagens a mais pessoas e sejam uns verdadeiros ECOCIDADÃOS.
Assim foi cumprida mais uma das ações previstas no plano de ação do programa Eco-Escolas 2023/24 da Escola Básica do Castro (EBC) e da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (EBSCC) no que se refere ao tema Resíduos/Economia Circular.
Link para conhecer um pouco mais sobre economia circular.
Confira as fotos desta atividade desenvolvida na
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Informações , Notícias , Slide página inicial