No âmbito do concurso “REUTILIZAR E ENFEITAR PARA O NATAL EMBELEZAR”, organizado pela empresa Resinorte, houve a submissão de trabalhos realizados por um grupo de alunos da turma B do 6º ano de escolaridade (Mara Lopes; Rafael Lopes; Francisco Ribeiro; Matilde Silva; Tiago Marques e Maria Alves) da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro e pelos alunos da turma C1 do 8º ano de escolaridade da Escola Básica do Castro.

O presente concurso tinha como objetivos:

Fomentar a criatividade dos jovens e crianças dos estabelecimentos de ensino da área de intervenção da RESINORTE;

Incentivar a utilização de materiais recicláveis;

Sensibilizar para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Neste desafio os participantes tiveram que construir seis enfeites de Natal com a utilização obrigatória de três materiais que têm como destino o ecoponto, sendo a única exceção os materiais de adesão (cola) e pintura. Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor vermelha e/ou amarela.

Os três materiais recicláveis utilizados por um grupo de alunos do 6º B foram:

tampas de iogurte, esferovite que veio junto com a sua máquina de lavar, cartão vermelho dos pacotes do McDonald´s. (materiais utilizados no enfeite elaborado pela Mara Lopes)

embalagem de iogurte, botões, cartão McDonald´s. – (materiais utilizados no enfeite elaborado pelo Rafael Lopes);

cartão que veio numa encomenda, botões, restos de cartolina (materiais utilizados no enfeite elaborado pelo Francisco Ribeiro)

pionés, paus de gelado, fita de uma embalagem de comida. (materiais utilizados no enfeite elaborado pela Matilde Silva)

revistas, tampas de iogurte, rolos de papel higiénico,  (materiais utilizados no enfeite elaborado pelo Tiago Marques)

paus de gelado, folhas de rascunho para as bolas, folha de rascunho para a estrela. (materiais utilizados no enfeite elaborado pela Maria Alves)

Galeria de fotos

Os alunos da turma C1 do 8º ano de escolaridade, para a construção dos seis enfeites de Natal, utilizaram papel das listas telefónicas, tampas dos frascos de vidro e sacos de rede vermelha.

Nas aulas de Educação Visual os alunos elaboraram estrelas 3D utilizando papel das listas telefónicas. Realizaram dobragem e colagem das respetivas páginas, as quais foram recortadas de formas diferentes, criando-se assim estrelas com diferentes aspetos.

Como nem todas as páginas das listas telefónicas tinham cor amarela, foi dado um tom dourado às mesmas para que fosse cumprido o estipulado no regulamento.

Para as grinaldas utilizaram-se tiras de sacos de batatas (embalagens de 5kg) e tampas de metal, as quais foram decoradas com um motivo de estrela. Para a união destes dois materiais utilizou-se cola quente. Para finalizar reutilizou-se um papel de embrulho para elaborar a estrela presente do topo da árvore com a técnica de origami. Depois, com um conjunto de 3 sacos vermelhos, cobriu-se a estrutura triangular simulando uma árvore de Natal, a qual está numa das salas da Escola Básica do Castro.

Aceda à galeria de fotos aqui.

Apesar dos trabalhos elaborados pelos nossos alunos não se encontrarem entre os 20 trabalhos selecionados pelo júri deste concurso, todos estão de parabéns pelo empenho, criatividade e sensibilidade ecológica.

Aceda à rede social Facebook da RESINORTE https://www.facebook.com/resinorte.pt  para conhecer e votar no trabalho que mais gostar! Faça “Gosto” no enfeite que considere mais original e os autores dos 4 trabalhos com mais gostos receberão um prémio.

ATENÇÃO: a votação termina às 18h do dia 26 de dezembro. Só serão válidos os “Gostos” que estiverem na foto da página.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Eco-Escolas , Em destaque , Geral , Slide página inicial , turmas