Com o início da semana começamos a sentir o cheirinho a S. Martinho. Principiamos o nosso trabalho com a visualização e exploração das histórias da “Maria Castanha”, da “Castanha Lili” e da lenda de S. Martinho.

Ambas as histórias serviram de motivação para a elaboração de diversas atividades onde o entusiasmo era bem patente. Entre a picotagem, pintura com café, carimbagem, dobragens e colagem todos “arregaçaram” mangas para concluírem os seus trabalhos com empenho e satisfação.

Não esquecemos as canções e os provérbios alusivos a esta festa, bem como a elaboração do habitual cartucho para o Magusto.

Iniciamos o período da tarde do dia 13 de novembro com a realização um teatro sombras da lenda de S. Martinho em articulação com toda a escola.

cerro2

Após o teatro, procedeu-se à realização do tradicional Magusto. Com caruma fez-se a fogueira onde se colocaram as castanhas a assar. A mesma foi rodeada por um círculo enorme constituído por todos os alunos e adultos. Enquanto lavravam as chamas, cantou-se e dançou-se ao som de músicas típicas da festa em questão. Não faltaram os jogos tradicionais, nos espaços exteriores do estabelecimento.

Como conta a tradição, à volta da grande fogueira comemos as castanhas assadas, bebemos o suminho e também enfarruscamos as caras. Ninguém escapou!

cerro3

O sol também animou todo o ambiente de festa e mais uma vez provou que de facto o “verão” de S. Martinho não é apenas uma lenda.

Foi uma semana repleta de novidades, com muita diversão e tradição.

 


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas: ,