No Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro todas as escolas se uniram para comemorar os 50 anos de Democracia

O dia 24 de abril começou com um colorido diferente, mas uníssono, em todas as escolas do Agrupamento e assim continuou ao longo do dia. Um trabalho de articulação que tendo sido idealizado no primeiro período, ganhou asas e voou. Delineado e construído ao longo do segundo período, recheou-se das mais variadas formas e resultou, sem sombra de dúvida, numa partilha de projetos tão vasta, diversificada e enriquecedora quanto todos os que desta grande família fazem parte. Desde a criação dos mais variados ambientes representativos de Abril que embelezam os vários espaços escolares e nos enchem o olho, a mente e o coração, passando pelas exposições dos incríveis trabalhos de alunos e familiares, às palestras, teatro, jogos, cinema, dança, poesia, música, concursos online, sarau cultural e representações humanas dos símbolos e legado que o Abril de 1974 nos deixou, nada foi deixado ao acaso. Uma herança que se renova a cada ano, a cada 25 de Abril (este ano de forma mais visível pelo simbolismo dos 50 anos), numa mensagem que perdura – Abril, sempre! Um mega projeto que mobilizou todas as escolas e toda a comunidade escolar com tudo o que elas contêm e representam.  Afinal, há valores que não podem ser esquecidos e a Escola tem um papel preponderante na preservação e continuidade dos direitos e liberdades fundamentais que Abril de 74 restituiu. Esta revolução abriu-nos o caminho da Liberdade! Para que possamos continuar a percorrê-lo é imprescindível o respeito pelas liberdades públicas e pelos direitos cívicos! Que nunca permitamos que seja de outra forma! 

Afinal, Abril, asas mil! E foi isso mesmo que aconteceu no nosso Agrupamento!! A Liberdade de expressão(ões), em simultâneo e numa só voz, que contribuem para uma Escola mais rica, livre, viva e unida onde é possível crescer, um pouco mais, dia após dia, no respeito pela diferença, pela diversidade e pela dignidade de todos.

25 de Abril, sempre!

Deixamos aqui alguns registos fotográficos e vídeo.

    Professores do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro

Fotos 25 de abril – AECC

Fotos 25 de abril – Castro

Fotos 25 de abril – Coronado 1

Fotos 25 de abril – Coronado 2

Sala de exposições e jogo

Vídeos – Coronado

Vídeo Drone

Cravo Humano

Cravo Humano 2

Dança

Desporto

Teatro

Vídeos – Castro

Discurso do Diretor

Jornal DL – Ditadura e Liberdade

Acordai

Depois do Adeus

Marcha Militar

Vampiros

Somos Livres

Grândola Vila Morena

Treino Militar

7º B1

A cantiga é uma arma

Sarau Cultural

No dia 24 de abril, pelas 18.30, os alunos do 2º ciclo da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro participaram num Sarau Cultural, apresentando à comunidade algumas das atividades planificadas pelas Equipas Educativas de 5º e 6º anos e desenvolvidas num trabalho de articulação das diversas disciplinas, com a participação da Oficina Musical. Este Sarau teve início com a apresentação de “Cantar Abril” com músicas do antes e do pós 25 de Abril de 74.

Houve, também, dois momentos de representação “ 25 de Abril, um dia muito especial” e “ O Tesouro”, este último, uma adaptação da obra de Manuel António Pina. Entre os vários trabalhos apresentados, foram declamados poemas alusivos à data, de autores portugueses, ícones da luta pela liberdade.

A música “ Aldeia da Roupa Branca” permitiu-nos recuar no tempo e revivermos a vida da mulher portuguesa, ou, no caso dos mais novos, ficarem a conhecer usos e costumes do quotidiano das mulheres dessa época. Foram apresentados exemplos de atividades desenvolvidas exclusivamente por mulheres, as quais, tinham uma vida difícil e poucos direitos, como podemos constatar na obra “ As Mulheres do meu País”, de
Maria Lamas. Os pais / encarregados de educação compareceram em grande número e manifestaram o seu agrado pelo trabalho desenvolvido.

Para além do Sarau, puderam ainda visitar a exposição no átrio da escola com trabalhos e objetos que são um legado do quotidiano das mulheres da
época; bem como as exposições “ Rostos com História” e “ O Antes e o Agora”. De salientar o gosto e o empenho dos professores responsáveis pela decoração da escola. Os mais jovens ficaram, por certo, mais conscientes da importância da revolução que há 50 anos pôs fim à ditadura e abriu caminho para o ressurgir de uma sociedade democrata e livre.

Que sempre saibamos cuidar e guardar bem esse tesouro: a Liberdade!

Fotos

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

Vídeo 6

Vídeo 7

Vídeo 8

Vídeo 9

Vídeo 10

Vídeo 11

Vídeo 12


Categoria: Atividades , Castro TV , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , ,