Nos dias 21 e 22 de março realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens (Ensino Secundário.) A nossa escola esteve representada pelos deputados Eduardo Silva, Rita Magalhães e Tatiana Silva que se juntaram aos demais deputados eleitos em representação das 58 Escolas presentes no Distrito do Porto. Foram dois dias de trabalho intenso dos nossos deputados, que tiveram a oportunidade de vivenciar as vicissitudes da democracia representativa e participativa.

Eis os seus testemunhos sobre a experiência vivida:

Rita Magalhães: “Descrevo o “Parlamento de Jovens” como sendo, em poucas palavras, o ato de “dar voz” aos mais jovens na sociedade portuguesa. Este projeto fornece aos mais novos a oportunidade de se expressarem dentro de um sistema democrático e justo. Enquanto deputada, afirmo que os níveis de espírito crítico e a força de vontade em defender cada medida proposta estavam nitidamente expressos, o que é, claramente, um ínfimo reflexo de uma futura geração lutadora, informada e preparada. Tal experiência enriquecedora e pioneira desencadeou o movimento de se fazerem soar as elocuções de uma faixa etária, antigamente tanto apagada como esquecida. O Círculo do Porto reuniu uma proposta forte e eficaz no que diz respeito ao combate das fake news em responsabilidades democráticas. Proposta esta capaz de enfrentar muitos outros Círculos e mirrar os impactes das mesmas que se vieram a provar maliciosas ao longo destes últimos anos.  Acredito piamente que o Parlamento de Jovens tendo uma continuação adesiva fomentará uma veemência comum nesta geração que necessita, de igual forma, de ser ouvida.”

Tatiana Silva: ”O Parlamento dos Jovens foi uma experiência única, e bastante enriquecedora capaz de nos proporcionar uma maior capacidade argumentativa, pelo que fomos aptos de discutir ideias com outros colegas acerca de um tema que considero desafiante e penso que nós, enquanto jovens do futuro, conseguimos realmente fazer a diferença, se tivermos força de vontade, sendo que o Parlamento dos Jovens contribui para isso mesmo. Assim, tornamo-nos cidadãos mais esclarecidos e conscientes dos nossos direitos e deveres. Considero que a parte mais fundamental deste projeto foi a que decorreu na escola, uma vez que tivemos a motivação que precisávamos para criar listas e fomos capazes de ouvir os outros e desenvolver boas ideias, de modo a refletir sobre o problema da desinformação na sociedade, bem como sobre as possíveis soluções. Deste modo, este projeto deu-me a conhecer um pouco mais acerca da vida política e uma maior capacidade para trabalhar em grupo, pelo que se tiver oportunidade, gostaria de repetir esta experiência, com o objetivo de aprender mais.”

Eduardo Silva: “Foi uma experiência muito interessante e definitivamente repetiria a experiência, a capacidade de debate de cada um dos alunos impressionou-me bastante pela positiva, foi uma surpresa o tamanho talento de cada um dos jovens presentes e espero que esta atividade continue por longos anos pois são estas que despertam o espírito critico e o amor pela política nos jovens.”

Em conclusão, podemos considerar que a atividade constituiu um grande contributo para a tomada de consciência da importância de uma participação cívica proativa dos jovens como agentes transformadores da sociedade.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , ,