Balanço das Atividades Eco-Escolas realizadas no 1.º período na EB do Castro
O 1.º período letivo foi marcado por um conjunto de iniciativas que reforçam o compromisso da EB do Castro com a sustentabilidade e a educação ambiental, no âmbito do programa Eco-Escolas.
Entre as iniciativas realizadas, destaca-se as plantações em canteiros, revolvimento do solo para melhorar o arejamento, à incorporação de composto orgânico e à plantação de diversas hortícolas na Horta-Bio. Foram também efetuadas sementeiras de alface e de ervas aromáticas, como salsa, coentros e manjericão, acompanhadas por regas regulares e pela monitorização do crescimento das plantas e do controlo de pragas.
A escola apostou ainda na recolha de água da chuva e na monitorização do consumo de água, promovendo práticas de poupança hídrica. Paralelamente, foi feito o escalonamento das turmas do 8º ano para visitarem no início do 2º período a ETA de Areias de Vilar, em Barcelos, proporcionando uma experiência educativa sobre tratamento de água.
A escola renovou a participação no projeto “A Natureza é a Melhor Sala de Aula”, envolvendo quatro turmas (duas do 7.º ano e duas do 9.º ano), e inscreveu-se no concurso “À Velocidade do Sol”, incentivando a criatividade e a consciência energética. A monitorização do consumo de energia foi outra prioridade.
No âmbito da gestão de resíduos, houve a renovação dos papelões das salas, agora com um visual maioritariamente azul e branco. Continuou-se com a recolha de tampinhas, pilhas e REEE, reforçando a importância da reciclagem. No dia 15-12-2025 foram agraciados os alunos que mais resíduos trouxeram durante o 1º período.
Os espaços interiores ganharam vida com a decoração de plantas de baixa necessidade hídrica, reforçando a estética sustentável.
O período contou ainda com a realização do 1.º Conselho Eco-Escolas, a implementação da auditoria ambiental e a estruturação da equipa EB do Castro Eco-Escolas na plataforma TEAMS, onde foram divulgadas efemérides e outros temas ligados ao ambiente. O placard Eco-Escolas foi atualizado com informações relevantes para toda a comunidade educativa.
A escola marcou presença no Dia das Bandeiras Verdes 2025, em Paredes, e celebrou o Dia da Floresta Autóctone com a criação de um cartaz coletivo, onde cada ano de escolaridade coloriu folhas e/ou frutos de espécies endémicas de Portugal.
Estas ações refletem o empenho da EB do Castro em promover práticas sustentáveis e sensibilizar os alunos para a importância da preservação ambiental. O caminho para um futuro mais verde continua!
Categoria: Atividades , Eco-Escolas , Em destaque , Notícias , Slide página inicial
Etiquetas: 1º período, 2025, eco-escolas