Para os alunos do 7º ano da Escola Básica do Castro e da Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro, os dias 14 e 15 de março foram especiais – foram o dia da Visita de Estudo a Braga!
Apesar de a Visita se ter realizado em dias diferentes (dia 14 de março para os alunos do Coronado e dia 15 para os alunos de Castro), a programação foi comum, resultado de um verdadeiro trabalho colaborativo e interdisciplinar (entre os docentes de Português, História e Educação Visual de ambas as Escolas), e dela constavam duas propostas culturais e artísticas: uma proposta teatral, para os alunos assistirem à peça de teatro Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira, no Teatro Vita, encenada pela companhia Instantes de Aplausos, e uma visita ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, que é uma referência de visita obrigatória na cidade de Braga.
Os alunos puderam, assim, não só ter contacto direto com um teatro e sentirem-se motivados para o estudo do texto dramático, mas também conhecer a vida do Museu, fazendo uma viagem no tempo – do Paleolítico até à Idade Média -, com especial destaque para a vivência da época romana, em Bracara Augusta.
A Visita incluiu ainda um passeio por ruas e espaços icónicos de Braga, para que os alunos tivessem oportunidade de descobrir o património arquitetónico da cidade e a sua riqueza cultural, num verdadeiro diálogo entre passado e presente, que se espera que tenha sido profícuo e que aponte aos nossos alunos caminhos de futuro e lhes traga memórias agradáveis, das nossas raízes e da nossa verdadeira identidade cultural.
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 2024, 7º ano, braga, Educação Visual, história, português, visita de estudo