No passado dia 9 de junho, o 10º ano participou numa visita de estudo a Coimbra, no âmbito do DAC das disciplinas de Português, Geografia A, História A, Inglês e Físico-Química.

 A saída foi marcada para as oito da manhã e assim se iniciou a nossa viagem.

A primeira paragem foi nas Ruínas de Conímbriga, onde pudemos observar vestígios da antiga cidade romana do século V. Neste espaço, analisamos os locais frequentados pelos cidadãos romanos como as termas, o ginásio e o teatro e, além disso, pudemos visualizar as suas casas. De seguida, visitamos o maravilhoso Jardim da Quinta das Lágrimas, com uma guia que nos deu a conhecer melhor a história da relação de D. Pedro e de D. Inês de Castro. Aproveitamos, também, para almoçar e conviver uns com os outros.

 No início da tarde dirigimo-nos à Universidade de Coimbra onde, acompanhados por um guia, conhecemos diversos espaços e a sua história. Primeiro, visitamos o Palácio Real e as suas três salas principais. De seguida, fomos à antiga prisão da Universidade onde nos deparamos com celas destinadas aos universitários que cometiam crimes graves como roubo de livros, plágio, faltar às aulas, entre outros. Visitámos, também, a Biblioteca Joanina e ficámos a conhecer o seu funcionamento e também a sua história. Após sairmos da Biblioteca, dirigimo-nos à Capela de São Miguel onde aprendemos mais sobre o seu passado e as cerimónias que lá têm lugar nos dias de hoje.

 No final do dia, lanchámos no Jardim Botânico e assim foi possível apreciar a natureza e as suas espécies vegetais. Por fim, regressamos a S. Romão e terminamos esta viagem mais enriquecidos e conhecedores da história da cidade de Coimbra.

Para concluir este relatório, recolhemos algumas opiniões de alunos das duas turmas do 10º ano sobre esta visita, em que cada um deles referiu aquilo que mais gostou, e aquilo que menos lhe interessou.

A Lara, do 10ºA, comentou que o que mais lhe agradou visitar foi a Quinta das Lágrimas e a Biblioteca Joanina, pois foram lugares que lhe despertaram interesse pela sua história e lendas. O ponto fraco que apresentou nesta viagem foi a ida às Ruínas de Conímbriga pois, embora tenha sido um lugar interessante para se conhecer, estava muito calor, o que fez com que não conseguíssemos aproveitar a visita como gostaríamos e, para além disso, disse que sendo uma aluna da turma de Ciências, houve alguns conceitos de história que foram difíceis de compreender.

O Duarte, do 10ºA, têm uma opinião similar à da sua colega. Gostou bastante dos guias que nos apresentaram a Quinta das Lágrimas e a Universidade concluindo, também, que a experiência em Conímbriga poderia ter sido melhor, não fosse o calor.

Na turma do 10ºB, a Beatriz comentou que o espaço que mais adorou da Universidade foi a Biblioteca Joanina, devido à sua paixão pela leitura e curiosidade em conhecer outras obras literárias, mas que a visita a Conímbriga poderia ter sido melhor se o calor não tivesse condicionado um pouco a sua experiência.

Já o Simão referiu que o espaço da Universidade que mais lhe interessou conhecer foi a antiga prisão destinada aos universitários criminosos, pois envolve o passado de antigos estudantes e desta maneira ficámos a conhecer o que era considerado crime naquela época. O ponto fraco que referiu foi a ida ao Jardim Botânico pois, na sua opinião, aquele espaço não tinha muitas coisas interessantes para se visitar e aprender.

Em suma, todos consideramos esta visita agradável onde nos pudemos divertir e principalmente aprender algo novo. E foi tão bom sair de novo!

10ºB

Galeria de Fotos

Vídeo


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas