No passado dia 03 de Maio, todas as turmas do ensino secundário fizeram uma visita de estudo interdisciplinar a Óbidos e a Peniche, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Mais do que noticiar este dia, quisemos deixar aqui alguns testemunhos da vivência e experiência que os alunos puderam viver em Liberdade, visitando a Vila de Óbidos, o Museu Nacional- Resistência e Liberdade, em Peniche, e o passeio de barco, no Porto de Peniche.

Em Óbidos, vimos as muralhas, as várias ruelas, lojas tradicionais, uma igreja transformada numa bela e única biblioteca, uma igreja muito antiga e um Pelourinho tipicamente medieval. Mas o que mais admiramos e nos surpreendeu foi a imensidão de campos e a paisagem que se podia avistar das muralhas medievais, que pudemos percorrer em liberdade.

Catarina e Helena, 10º B

Óbidos era encantador! Havia muita diversidade cultural para apreciar: literatura em caixas de fruta; arte nas igrejas e nas lojas; arquitetura medieval preservada; e uma bela muralha medieval. A paisagem vista da muralha era muito agradável e calma, embora a vila fosse muito frequentada por turistas. Óbidos ajudou-nos a conectar com a natureza e com as raízes do nosso país.

Tomás, Miguel, Rúben e Maria, 10ºA

No Museu da Resistência e Liberdade, tivemos a oportunidade de ver como os prisioneiros do Estado Novo foram tratados, principalmente os castigos a que foram sujeitos. Foi muito interessante conhecer as tentativas de fuga e as fugas mais extraordinárias que poucos conseguiram.

Tomás e Rui, 10ºB

O que mais nos impressionou foi a visita ao Museu da Resistência, em Peniche, que era a antiga prisão do estado Novo, dos presos políticos do antigo regime. Vimos as celas, que com o tempo sofreram algumas mudanças; ouvimos contar a famosa fuga dos 10 e a fuga de Dias Lourenço, que foi muito perigosa e corajosa. O exterior era muito agradável, com uma paisagem fabulosa voltada para o mar.

Beatriz, Joana e Guilherme, 10ºB

No museu, exploramos as várias divisões de uma antiga fortaleza, destinada a castigar presos políticos. Entre essas várias divisões, havia uma especial, chamada “O Segredo”, onde decorriam algumas torturas.

Bernardo, Pedro e Rafael, 10º A

Na nossa opinião, a palestra orientada pela guia foi interessante, no entanto as pessoas desfrutaram mais do passeio de barco, saindo do Porto de Peniche em direção a mar alto, experimentando um pouco da agitação e turbulência que os pescadores enfrentam em alto mar. Nós experimentamos uma percentagem mínima de agitação marítima, que deu para sentir adrenalina e os riscos da vida de um pescador.

Alexandre, Cláudio, Jéssica e Tiago, 10º A


Categoria: Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , ,