Visita de Estudo ao Planetário do Porto e ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Nos dias 5 de fevereiro e 6 de fevereiro de 2026, os alunos do 7.º ano da Escola Básica do Castro e da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro participaram numa visita de estudo ao Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A iniciativa, organizada pelos docentes das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-química, teve como objetivo aprofundar os conteúdos lecionados em sala de aula e proporcionar aos alunos experiências educativas em contexto real.

A visita foi dividida em duas partes, Planetário do Porto e Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. No Planetário do Porto os alunos tiveram oportunidade de assistir a uma sessão imersivas denominada “Somos os Guardiões”, que explorou a forma como na Terra os ecossistemas e seus habitantes estão interligados. Ao longo da sessão foi salientada a importância da monitorização contínua do nosso planeta através de satélites que permitem um acompanhamento em tempo real ajudando a identificar áreas de risco elevado, como a poluição e a degradação ambiental, o que possibilita a tomada de decisões mais informadas para que a Terra se torne um lugar melhor para se viver. Os alunos tiveram ainda a possibilidade de recordar alguns conceitos sobre planetas do Sistema Solar e ainda explorar a localização de algumas constelações no céu noturno.

No Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto os alunos exploraram diferentes coleções científicas, com especial interesse pelo Laboratório Ferreira da Silva, pela exposição de minerais e pelo próprio edifício histórico que acolhe o museu. Esta atividade permitiu consolidar aprendizagens essenciais dos currículos de Ciências Naturais e de Físico-química, despertar a curiosidade científica dos alunos e reforçar o interesse pela história da Ciência.

Pelo entusiasmo demonstrado e pela avaliação muito positiva, a atividade será certamente uma aposta a repetir nos próximos anos letivos.

Fotos


Categoria: Atividades , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , , , ,