No passado dia 6 de janeiro,  os alunos do 7.º ano do Agrupamento participaram numa enriquecedora visita de estudo (Ida ao teatro+Planetário do Porto), realizada no âmbito das disciplinas de Matemática e Físico-Química.

Os alunos assistiram à peça de teatro “MATEMATIX”, apresentada pela Companhia Profissional de Teatro EDUCA. A peça (designada pela Companhia como um espetáculo pedagógico), foi encenada no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, localizada no antigo Palácio de Cristal, no Porto. Este local icónico ofereceu aos alunos não só um momento cultural único, como também a oportunidade de desfrutar da beleza do espaço envolvente. Passeando pelos jardins do Palácio de Cristal, os alunos tiveram contacto com algumas das mais espetaculares vistas da cidade e do rio que a banha, o majestoso rio Douro.

O espetáculo demonstrou, de forma criativa e inovadora, como a Matemática está presente no nosso dia a dia, utilizando situações práticas e cenários envolventes para desmistificar conceitos e torná-los mais acessíveis e apelativos. Esta experiência destacou a importância de desenvolver cenários de aprendizagem em contextos não formais, como o teatro, que tornam a Matemática mais prática, interessante e compreensível para os alunos.

A visita incluiu igualmente uma sessão imersiva no Planetário do Porto intitulada “Somos os Guardiões”, que abordou a interligação entre os ecossistemas e os habitantes do nosso planeta. Durante a sessão, foi destacada a importância da monitorização da Terra através de satélites, permitindo compreender e mitigar os impactos das atividades humanas, como as alterações climáticas, e proteger os recursos naturais para as gerações futuras. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de rever alguns conceitos sobre planetas do Sistema Solar, explorar a localização de constelações no céu noturno e recordar como nos podemos orientar através das estrelas.

Estas atividades, para além do seu impacto educativo ao nível científico, permitiram também alargar os horizontes culturais dos alunos a outros níveis, evidenciando que a aprendizagem vai muito além da sala de aula. A articulação entre a Matemática e a Físico-Química reforçou a transversalidade do saber, promovendo o gosto pela Ciência e o pensamento crítico. O balanço final foi extremamente positivo, com alunos e professores a avaliarem a experiência como muito enriquecedora. As atividades foram de encontro ao preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, reforçando o compromisso de formar cidadãos informados, conscientes e preparados para os desafios do futuro.


Categoria: Atividades , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , , ,