Este ano letivo a Escola Básica do Castro contou com a colaboração da VO.U. FORMAR, grupo de voluntários da Universidade do Porto que dinamizou cinco momentos de formação com temas como Desenvolvimento Sustentável, Discriminação e Tolerância, Direitos Humanos e Inteligência Emocional.

As sessões ocorreram com as turmas 5º A1, 6ºB1 e 6ºC1 no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento e Reforço de Direção de Turma. As primeiras realizaram-se com os alunos em ensino presencial, via Zoom e as últimas já no ensino à distância via Zoom e Teams.

O objetivo principal começou por ser explorar e refletir sobre os temas mencionados, mas tornou-se mais do que isso, já que o contacto empático com alunos universitários e de mestrado de diferentes áreas de estudo que desde 2008 se juntam voluntariamente e oferecem o seu tempo e trabalho em prol de um mundo melhor é um exemplo de cidadania ativa que vale mais do que muitas palavras.

As sessões foram momentos de enriquecimento pessoal, sendo uma mais valia num presente confinado que limita as saídas do espaço escolar e o intercâmbio com outros.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial