No pré-escolar, a matemática é uma atividade do pensamento que está em permanente relação com as atividades diárias no jardim de infância.

Assim, após a leitura da história “A Joaninha que perdeu as pintinhas”, resolvemos pintar uma Joaninha com aguarelas. Para colocar as respetivas pintinhas propus um jogo. As crianças teriam que lançar um dado gigante em esponja e colocariam as pintinhas de acordo com o número de pintas que saiam no dado. Em diálogo, em grande grupo decidimos que as pintinhas seriam botões pretos, para isso utilizamos a nossa caixa de botões. Primeiro separamos os botões por cores e depois por tamanhos.

JIGiesta1 JIGiesta2 JIGiesta3

Realizada esta tarefa começamos a jogar em pequenos grupos. Cada criança lançou o dado duas vezes e colocou pintas de um lado e depois do outro. No final cada um registou a quantidade total de pintinhas da sua Joaninha.

JIGiesta4 JIGiesta5 JIGiesta6 JIGiesta7

Para concluir realizamos um registo colectivo do nosso trabalho, elaboramos um pequeno gráfico, as crianças mais novas ajudaram as mais velhas nesta tarefa.

JIGiesta8 JIGiesta9


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Slide página inicial