Os alunos da Escola Básica nº1 de Cerro realizaram no mês de fevereiro várias atividades experimentais com o tema: “Materiais sólidos e líquidos”.
Estas atividades tiveram como objetivo permitir que os alunos conseguissem responder às seguintes questões-problema:
1 – Como distinguir os materiais sólidos dos materiais líquidos?
Os alunos nesta atividade tinham de mexer com os dedos cada um dos materiais (açúcar, terra, leite e azeite). Deviam verificar quais os materiais que molham as mãos, prendem-se entre os dedos e formam gotas.
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro1-680x356.png)
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro2.png)
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro3.png)
2 – Será que todos os materiais se comportam da mesma forma quando são arrefecidos?
Colocamos em frascos, devidamente etiquetados, álcool, azeite, água, sal, leite e açúcar. Colocamos as amostras no congelador e fomos observando as amostras de 30 em 30 minutos.
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro4-680x349.png)
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro5.png)
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro6-680x335.png)
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro7.png)
3 – Confeção de bombons de chocolate
Para experimentar os processos de fusão e de solidificação que alguns materiais sofrem quando são aquecidos e, de seguida, arrefecidos, fizemos deliciosos bombons de chocolate.
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro8.png)
![](http://aecc.pt/wp-content/uploads/2019/02/cerro9.png)
Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial