As crianças são “cientistas ativos” que procuram constantemente satisfazer a sua insaciável curiosidade sobre o mundo que os rodeia. Por isso, a ciência no Pré-Escolar constitui uma forma racional e divertida de descobrir o mundo. – Com os dias frios de janeiro, no nosso recreio e nos locais de sombra aparecia gelo que depois derretia com o sol, no outro dia tudo voltava a acontecer…. -Nos nossos diálogos da manhã, um menino (José) comentou que o carro do pai tinha gelo no vidro quando vinha para a escola…. Com estas e outras situações surgiu um projeto que abordou todas as áreas de conhecimento. Partimos para a realização de várias experiências/atividades sobre a água, para conhecermos as suas características, estados, onde existe, para que serve e o mais importante, sermos a “voz” para a promoção de comportamentos adequados e alerta de consciências, para as questões da água.

O que é a água?

É uma coisa muito estranha. Não tem forma e pode ter muitas formas. É transparente, mas não é vidro. Não tem sabor, mas sabe a água! Gostamos dela, mas podemos morrer afogados nela. Não tem cor, mas gostamos de a pintar de azul. Não é fogo, mas pode queimar-nos. É um líquido, mas também pode ser um gás e um sólido. Não tem vida, mas não há vida sem ela. Partilhamos convosco algumas fotos das várias atividades:

Estados da água

Flutua/Afunda.

Foi um mês de intenso trabalho, experiências divertidas e muita alegria!


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