Decorreu no dia 13 de Abril na Escola Básica do Castro (Alvarelhos) a Atividade Internacional “Canguru Matemático sem Fronteiras”, dinamizada pelo departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

Aproveitando a oportunidade fez-se uma mostra de calculadoras dos anos 30 e 50 do século passado e, em jeito de recompensa, foi oferecido a todos os participantes um pequeno lanche.

Pretende-se assim estimular o gosto e o estudo pela Matemática e tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora!

O vencedor a nível de escola, na categoria Benjamim, foi o aluno Alexandre Ramos , da turma A1 do 7º ano, cujo prémio e diploma foi entregue pela Professora de Matemática/Subdiretora do Agrupamento, Emília Neves.

Os resultados das classificações a nível Nacional podem ser consultados no “link”direto: http://www.mat.uc.pt/canguru/canguru2016/

A propósito desta atividade, descrevemos  um pouco da sua história desconhecida pela maior parte dos alunos.

No início dos anos 80, Peter O’Holloran, professor de matemática em Sydney, inventou um novo tipo de Concurso Nacional em escolas australianas: um questionário de escolha múltipla. Este concurso foi um enorme sucesso na Austrália. Em 1991, dois professores franceses (André Deledicq e Jean Pierre Boudine) decidiram iniciar a competição em França com o nome Canguru (“Kangourou”) para prestar homenagem aos seus amigos australianos. Na primeira edição, participaram 120 000 estudantes, atraindo a atenção dos países vizinhos. Em Junho de 1993, o Conselho de Administração do Canguru (“Kangourou”) Francês convocou um encontro europeu em Paris e sete países decidiram adoptar o mesmo concurso. Em Junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos representantes de 10 países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia) decidiram a criação do “Canguru Matemático sem Fronteiras”. Atualmente, a associação conta com representantes de 47 países e mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo. Portugal participou pela primeira vez em 2005 no Canguru Matemático sem Fronteiras.

 

Fotos


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Slide página inicial