Os Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) são espaços de conhecimento que funcionam nas escolas, podendo abranger todos os ciclos e níveis de educação, sendo também abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa. Têm como objetivo principal promover o acesso ao conhecimento de base científica, com ênfase na sua vertente prática e experimental, numa perspetiva de valorização do ensino integrado STEAM (“Science, Technology, Engineering, Mathematics, Arts”), de promoção da literacia científica e de aproximação da ciência aos cidadãos. No caso do EUREKA! – Espaço STEAM, foi implementado na Escola Básica do Castro no presente ano letivo, tendo como público-alvo os alunos do 5º ano de escolaridade. No entanto, sempre que possível, as atividades são dinamizadas junto de todos os alunos, desse ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro (AECC).

ATIVIDADES REALIZADAS EM 2022 – 2023

CIÊNCIA E ARTE – Laboratório de artes plásticas “Do lixo ao luxo”(AECC)

Com a ajuda das artes plásticas, foram criados objetos tridimensionais utilizando recursos de desperdício, de modo a sensibilizar os alunos para as problemáticas ambientais, aumentando a consciência da participação ativa de cada um de nós em soluções globais. A atividade teve início com uma introdução científica que contextualizou a problemática em questão e promoveu o debate em seu redor, servindo de mote à criação artística que lhe sucedeu. Esta oficina permitiu trabalhar diferentes conceitos/temas, como a sustentabilidade, reutilização, reciclagem, técnicas, materiais, cores e formas. Os nossos cientistas deram largas à sua imaginação, mostrando o artista que há em si!

Vídeo

OFICINA “CARACOL”

Os alunos do 5º ano do AECC participaram em mais uma oficina laboratorial, realizada no âmbito do Clube Ciência Viva “EUREKA! – Espaço STEAM”. Os nossos cientistas procederam à observação de caracóis (a olho nu e com recurso a lupas), com vista à descoberta de características diversas conducentes à abordagem dos seguintes conceitos: morfologia, locomoção, espécie, população, indivíduo, distribuição. Entre corridas e “provas de esforço”, muitos foram os segredos acerca da vida destes seres desvendados perante os olhos curiosos de miúdos… e graúdos. O entusiasmo revelado pelos alunos foi prova do impacto positivo desta atividade, sendo certo que nunca mais os caracóis passarão despercebidos aos presentes na oficina!

Vídeo

ASTRONOMIA E ARTE: CRIATIVIDADE VS CONHECIMENTO CIENTÍFICO (EBC)

A Arte e a Ciência andaram de mãos dadas na EBC. Na oficina laboratorial “Astronomia e Arte: criatividade vs conhecimento” foram revisitados conhecimentos de astronomia já abordados pelos alunos e deram-se a conhecer novos objetos celestes, sendo todo o processo assente em atividades laboratoriais simples. Simultaneamente, fez-se uma exploração da dialética entre Arte e Ciência (as imagens de objetos celestes configuram, muitas vezes, contornos de autenticas obras de arte), promovendo o debate acerca dos pontos de contacto e das mais-valias do crescimento comum destas duas áreas. Esta atividade teve, ainda, o objetivo de contextualizar e sustentar o trabalho inerente à participação no concurso Space Art – Visions of the Universe’s Beauty. Parabéns aos alunos pelo envolvimento nas atividades realizadas, bem como pelo debate promovido pelas questões que colocaram!

CONCURSO Space Art – Visions of the Universe’s Beauty (EBC)

A partir da participação no concurso Space Art – Visions of the Universe’s Beauty (promovido pela European Association for Astronomy Education), esta atividade almejou o desenvolvimento da criatividade e imaginação dos alunos. Assim, os alunos representaram o seu objeto astronómico favorito, a partir de desenhos, fotografias, ou técnicas combinadas, depois de o procurarem no céu, em livros ou na internet. Em torno da participação neste concurso, foram trabalhadas competências diversas na disciplina de Expressão Plástica e Musical. Assim, em Expressão Plástica foram criados os trabalhos a apresentar a concurso (após uma abordagem científica prévia do tema, realizada na atividade Astronomia e Arte: criatividade vs conhecimento científico). Paralelamente, em Educação Musical, foram criadas pequenas peças musicais recorrendo a sons corporais, com base nas características dos planetas. É de realçar o empenho e entusiasmo com que os alunos participaram, assim como o trabalho desenvolvido pelas professoras Edite Azevedo (Expressão Plástica) e Argentina Nunes (Educação Musical), que abraçaram esta proposta do Clube Ciência Viva “EUREKA! – Espaço STEAM” e tornaram possível a sua realização, às quais o Clube expressa o seu agradecimento. Em anexo, apresenta-se a carta de agradecimento que nos foi enviada pela European Association for Astronomy Education, da qual muito nos orgulhamos!

Carta de agradecimento

Vídeo

OFICINA “PROGRAMAR MINI-ROBÔS” (AECC)

Os nossos cientistas foram mais uma vez postos à prova. Esta oficina permitiu a exploração de conceitos básicos de programação, usando códigos de cores para programar mini robôs e resolver diversos desafios. Foram trabalhados conceitos diversos, como programação, robótica, sensor, código de cores, direção e sentido. Para alguns alunos, estes foram os primeiros passos no pensamento computacional. Programando itinerários em pequenos robôs educativos e testando o comportamento dos robôs nesses percursos, os alunos foram levados a exercitar a capacidade de abstração e à construção de algoritmos, estimulando o pensamento lógico. O entusiasmo de todos foi evidente, pelo que se almejam novas explorações deste tipo de atividades.

Vídeo

OFICINA LABORATORIAL – “Castro de Alvarelhos: História e Ciência de mãos dadas”  (EBC)

Nesta oficina, os alunos do 5º ano da Escola Básica do Castro trabalharam pela primeira vez no laboratório de Físico-Química! Foram realizadas atividades laboratoriais que complementaram informações transmitidas aos alunos aquando de uma visita de estudo ao Castro de Alvarelhos, nomeadamente a relação existente entre o pH do solo e o tempo de decomposição dos materiais que nele se encontram. A conceção das mesmas teve como linhas de orientação a promoção da literacia científica, o desenvolvimento do gosto pela Ciência e a consciencialização da transversalidade existente entre diversas áreas do saber. Aquando da execução de pequenas atividades práticas assentes na resolução de problemas, os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizarem com algumas regras de trabalho a ter em conta num laboratório e de contactar com material de laboratório diverso. A propósito da acidez dos materiais, promoveu-se, ainda, o debate acerca da necessidade de fazermos escolhas alimentares acertadas e de assegurarmos uma boa higiene oral.

OFICINA “DESAFIOS E QUEBRA-CABEÇAS” (AECC)

Como quem não queira coisa, a Topologia (estudo matemático das propriedades de um objeto que são preservadas durante deformações, torções, dobras, movimentos e alongamentos) chegou aos alunos do 5º ano do AECC, com pezinhos de lã, quase sem se dar por isso. Através da exploração de desafios matemáticos que colocaram os alunos à prova potenciando o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, foram explorados conceitos/temas que passaram pela lógica, áreas, comprimentos, cálculo mental simples e fita de Mobiüs, relacionando-os com factos do quotidiano. Os desafios, que mais pareciam truques de magia, ajudaram os alunos a compreender porque é que forma das vilosidades intestinais aumentam o perímetro e área disponível para a absorção de componentes dos alimentos, a relação existente entre a fita de Mobiüs e o mecanismo de funcionamento das escadas rolantes e de certas máquinas industriais e, não menos importante, de que forma é que a teoria dos nós, a criatividade, imaginação e trabalho em equipa nos podem ajudar a livramo-nos de umas algemas (de cordel!). E assim, entre palmas e um entusiasmo generalizado dos alunos, se trabalhou a Matemática, realçando a sua aplicação no dia a dia, na procura da melhoria das condições de vida de todos nós.

Vídeo

“SEMPRE QUE UM HOMEM SONHA …” (EBC)

Sob o mote das palavras inspiradoras de António Gedeão e com o objetivo de estimular o gosto pela Ciência e pela Literatura, foi realizada uma sessão de observação do céu noturno com telescópios astronómicos, destinada aos alunos do 5º ano da Escola Básica do Castro e seus encarregados de educação.

No átrio da escola estiveram patentes duas exposições: uma de cariz científico (O Universo da Astronomia) e outra com os trabalhos apresentados pelos alunos no concurso Space Art – Visions of the Universe’s Beauty, que puderam ser apreciadas por todos. Para promover a exploração da primeira, foi lançado um concurso (que contou com o empenho de miúdos e graúdos!), no qual os participantes deviam responder a questões cujas respostas se encontravam nos painéis expostos.

A sessão de observação, foi antecedida de uma palestra realizada na Biblioteca da escola (onde se encontravam expostos livros disponíveis para requisição domiciliária), na qual foi divulgado um pouco sobre a vida de Rómulo de Carvalho e do seu contributo para a divulgação científica, sugerindo-se a exploração da sua obra literária, produzida sob o pseudónimo de António Gedeão. De seguida, foi explicado por um astrónomo o que iria ser observado no exterior e dadas a conhecer aplicações para dispositivos móveis que permitem uma observação autónoma do céu noturno.

Os alunos e seus familiares aderiram grandemente a esta atividade (a Biblioteca teve lotação mais do que esgotada!) e entre todos gerou-se um clima de partilha onde imperou a boa disposição e o envolvimento de todos. Por sorte, e para espanto de todos, fomos presenteados com a visualização de um alinhamento de diversos satélites artificiais da Starlink (empresa de telecomunicações de Elon Musk), que com certeza ficará na memória dos que os observaram.

Vídeo

PALESTRA – De dedos no ar! (EBSCC)

Com esta atividade pretendeu-se dar a conhecer aos alunos o quotidiano de uma jovem investigadora em formação (Sara Sampaio, doutoranda do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, em Genética e Evolução), de forma a desmistificar preconceções relacionadas com o que significa ser cientista e trabalhar no mundo da investigação, demonstrar que a Ciência é uma carreira tangível e em permanente construção, dar a conhecer áreas de estudo possíveis através do projeto de investigação desenvolvido pela investigadora palestrante e observar a diversidade de temas que podem ser respondidos usando o método científico.

Assim, a cientista expôs um pouco do seu percurso pessoal e profissional e apresentou o projeto de investigação que está a desenvolver, falando, ainda, sobre o dia-a-dia de um cientista (quão normais são os cientistas?), sobre o que se pode investigar (que temas/perguntas fazem os nossos cientistas?), sobre o método por eles utilizado (como se faz ciência?), sobre os objetos usados pelos cientistas no dia-a-dia e sobre o que fazer para ser cientista.

“De dedos no ar!”, os alunos tiveram a possibilidade de colocar todas as questões que desejaram, tendo surgido perguntas muito interessantes, reveladoras da curiosidade e perspicácia dos mesmos. Palestrante e os alunos estão de parabéns!

Vídeo

SESSÃO DO PLANETÁRIO PORTÁTIL (EBC)

Desta vez, o Planetário veio à Escola! Com recurso a um planetário insuflável, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma animação imersiva  que os conduziu a uma viagem à descoberta do Sistema Solar: ficaram a conhecer melhor o nosso Sol, exploraram todos os planetas principais e ainda encontraram planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão como cometas e asteroides. Foi uma boa oportunidade para compreenderem melhor o nosso sistema planetário, o céu noturno e como podemos usar as estrelas para nos orientarmos. Agora … é só continuar de olhos postos no céu e daqui a pouco todos tratam o firmamento por tu. Na Biblioteca da escola existem vários livros que podem dar uma ajuda nesta caminhada astronómica!

Vídeo

Comemoração do Dia Nacional do Mar

Esta comemoração foi realizada com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a importância do mar no nosso dia a dia e para a necessidade de realizar ações com vista à sua preservação, promover a literacia científica e desenvolver o gosto pela Ciência. As atividades realizadas contaram com a participação dos alunos do 5-º e 8ºanos de escolaridade e foram o fruto de uma articulação entre o Clube EUREKA!-Espaço STEAM e o Programa Eco-Escolas, com a colaboração de diversas disciplinas. Por já ter sido noticiada neste espaço, não se apresenta a descrição pormenorizada desta atividade.

Vídeo

Vídeo


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , , , , ,