“Democracia VS Desenvolvimento” e “Unida na Diversidade”

No âmbito do Clube Europeu e da disciplina de Geografia, teve lugar uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos de 9º ano, da EBS de Coronado e Castro, alusiva ao tema: “Democracia VS Desenvolvimento”.

Os alunos efetuaram pesquisas sobre indicadores de desenvolvimento de países com diferente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e representaram graficamente a evolução recente de três indicadores compostos de desenvolvimento: IDH, Índice de Desigualdade de Género e Índice de Pobreza Multidimensional. A realização destes trabalhos deu o mote para um debate de ideias, onde se procurou estabelecer uma correlação entre as desigualdades verificadas entre países e a presença ou ausência de Democracia.

Com o mural realizado, foi dada à comunidade escolar a oportunidade de constatar algumas das desigualdades existentes no mundo, permitindo que cada um fizesse a sua leitura, interpretação e reflexão.

Esta atividade serviu também de ponto de partida para a palestra/debate, que se realizou no dia 30/05, na EBS de Coronado e Castro, orientada pelo professor Carlos Ferreira. A temática da palestra – “Diversidade, Democracia e Desenvolvimento” – suscitou a curiosidade dos participantes de 9º e 10º anos, que colocaram questões interessantes sobre o que é ser cidadão europeu na atualidade e dos desafios e oportunidades com que nos confrontamos. Com esta atividade criou-se um espaço/momento para os alunos refletirem sobre as suas perspetivas e responsabilidades, enquanto cidadãos europeus, e recolherem sugestões sobre a forma como poderão exercer a sua cidadania de uma forma mais ativa, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e, desejavelmente, mais justa. Foi um momento de reflexão e partilha de experiências bastante interessante e enriquecedor.

“Democracia…Quo vadis?”

No âmbito do Clube Europeu e das disciplinas de Geografia e Educação Visual, realizou-se no final do 2º período, na EBS de Coronado e Castro, uma exposição de cartoons elaborados pelos alunos do 9º ano, subordinada ao tema: “Democracia…Quo vadis?”.

Os alunos foram desafiados a representar, através da linguagem do cartoon, aspetos que acharam mais marcantes relacionados com as desigualdades de desenvolvimento dos países resultantes, muitas vezes, da falta de Democracia. A atividade pôs à prova as suas capacidades de reflexão, espírito crítico e criatividade.

Foram produzidos trabalhos interessantes e a exposição suscitou a curiosidade e interesse da comunidade, pelo que se prolongou pelo 3º período.

Fotos


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Informações , Notícias , Slide página inicial , turmas

Etiquetas: , , ,