Dia da Europa

 

No dia 9 de Maio comemorou-se, na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, o Dia da Europa com a atividade “Diz-me o que comes, digo-te de onde és…”.

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do Clube Europeu e da disciplina de Geografia, resultou de um desafio lançado aos alunos do 7º ano de se tornarem “embaixadores” de um país da União Europeia por um dia, tendo como linha orientadora o facto de este ser o Ano Europeu do Património Cultural. Assim, realizou-se uma Feirinha Gastronómica da União Europeia, onde os alunos deram a conhecer aos visitantes algumas iguarias de cada país, sendo as receitas compiladas num livro. Além da gastronomia, os alunos deram a conhecer outros aspetos da cultura do país que representavam: os trajes tradicionais, o hino, a bandeira, monumentos e até mesmo a língua, uma vez que saudavam os visitantes na “sua” língua nativa.

Após um trabalho de pesquisa, os alunos, em grupos, realizaram um B.I. Cultural de cada país, com os quais se criou um mural, realizaram maquetes de monumentos emblemáticos dos vários países, reciclando e reaproveitando materiais (dentro do espírito do Projeto Eco-Escolas), elaboraram bandeiras dos diferentes países e foram também desafiados a recriar um traje tradicional do “seu” país com recurso à “prata da casa”, pondo à prova a sua criatividade. Para além disto, ainda confecionaram um prato típico do país para venderem na Feirinha Gastronómica, cujas receitas revertem para uma instituição de solidariedade local escolhida pela maioria dos alunos.

Este foi desafio envolveu também as famílias, pois alguns aspetos do projeto podiam ser trabalhados em colaboração com familiares.

A cerimónia de abertura da Feira contou com a “presença” de Robert Schuman que leu alguns excertos da sua Declaração, proferida em 9 de maio de 1950, aos presentes (alunos, professores, familiares…). Foi hasteada a bandeira da União Europeia ao som do Hino da Alegria e, durante a feira, puderam ouvir-se os hinos dos 28 países da U.E..

Foi uma forma diferente de assinalar esta data tão importante, que muito agradou a todos os que nela participaram. Não obstante ter sido uma atividade bastante trabalhosa, o empenho, dedicação e colaboração de todos (alunos e famílias) transformaram-na num sucesso o que demonstra que o lema da União Europeia – “Unida na Diversidade”- é hoje mais atual do que nunca: a diversidade, mais do que separar-nos, enriquece-nos e ajuda-nos a ultrapassar obstáculos.

Parabéns a todos!

 

Vídeo

Visita à ASCOR

EuroConcurso

 

 


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Informações , Slide página inicial

Etiquetas:, , ,