Na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro e na Escola Básica de Castro, comemorou-se o “Dia da Floresta Autóctone” com exposições dos trabalhos realizados pelos alunos. Estas exposições tiveram como objetivo informar a comunidade educativa sobre a importância das árvores autóctones nos ecossistemas.
As turmas A, B e C do 6º ano realizaram pinturas de árvores, enquanto os alunos do 6º D criaram cartazes nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Nos trabalhos realizados, foram utilizados materiais naturais e reutilizáveis, além de técnicas de desenho e pintura.
Na turma do 5º A os alunos assistiram a uma apresentação sobre diferentes tipos de folhas de árvores, feita pela aluna Matilde Sousa, durante a aula de Educação Tecnológica.
Na Escola Básica de Castro, os alunos das turmas A1, B1 e C1 do 8º ano, a partir da exploração os fatores abióticos, nas aulas de Ciências Naturais, investigaram como estes influenciam as espécies da floresta autóctone portuguesa. Reuniram e estruturaram a informação, criando mini cartazes em pop-up, que estão expostos na área adjacente à Biblioteca Escolar.
Na disciplina de Oficina Artística, os alunos da turma 9º C1 reutilizaram materiais para criar folhas gigantes de árvores da Floresta Autóctone. O objetivo foi não só aumentar o conhecimento dos alunos, mas também, através de uma exposição no átrio da EB do Castro, sensibilizar toda a Comunidade Educativa para este tema tão pertinente.
O que é uma Floresta Autóctone?
É uma floresta composta por árvores originárias do próprio território. No caso da floresta autóctone portuguesa, trata-se de florestas formadas por árvores nativas do nosso país, como carvalhos, medronheiros, castanheiros, loureiros, azinheiras, azereiros, sobreiros, entre outras.
Porque devemos dar importância às Florestas Autóctones?
*As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas.
*Ajudam a manter a fertilidade do solo.
*São importantes refúgios e locais de reprodução para muitas espécies animais, algumas delas em vias de extinção.
*Exercem um papel crucial na regulação e melhoria do clima, bem como na eliminação de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa.
*Regulam o ciclo da água e a sua qualidade.
*Fornecem matéria-prima para produtos essenciais do dia a dia.
*Embora de crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais.
Fotos EBS de Coronado e Castro
Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Informações , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: ano letivo 2024-25, dia da floresta autóctone