O Dia Mundial de Luta Contra a Sida, comemora-se internacionalmente no dia 1 de dezembro, é uma data que tem como principais objetivos despertar o mundo para a consciencialização da doença – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, vulgarmente conhecida pela sigla SIDA, bem como o esclarecimento da mesma para evitar o contágio, o estigma e o preconceito.

Todas estas questões foram abordadas de forma muito clara e adaptadas aos alunos da Escola Básica de Estação, pelo professor Manuel Azevedo, doutorado em Educação com dissertação no âmbito da Educação Sexual e docente do 3º ano desta escola.

Atendendo à pertinência do tema, o professor realizou uma apresentação muito motivadora e esclarecedora às turmas do pré-escolar e 1º ciclo, apelando à compreensão das formas de contágio, conhecimento das características da doença e reforçou o quanto é importante conhecer para não estigmatizar nem fomentar o preconceito em relação aos portadores do vírus.

Os alunos demostraram muito interesse e sensibilidade para com o tema explanado e foram desafiados a participar na construção humana de um laço vermelho no espaço de recreio da escola, para assinalar a data com entendimento e sensibilidade para a luta contra a Sida.

São ações como esta que fazem do espaço escolar um local de tomada de consciência, motor de aprendizagem e desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e de toda a comunidade educativa.

Devemos louvar a participação do corpo docente, em especial ao professor Manuel Azevedo, funcionários, bem como aos encarregados de educação e associação de pais que se juntaram nesta ação de forma muito colaborativa, como já vem sendo hábito.

 O conhecimento torna-nos mais fortes e capazes de compreender o que nos rodeia. A Escola Básica de Estação abraçou com muita alegria a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Sida.


Categoria: Alunos , Atividades , Docentes , Em destaque , Geral , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas:, , , ,