Ensino Experimental das Ciências

EB nº1 de Giesta

Na nossa escola resolvemos fazer as experiências por grupos de ano. Nas salas formamos grupos com cinco elementos. Organizamos os grupos de trabalho, definimos o chefe de cada grupo e atribuímos as experiências. Relembramos as regras do trabalho de grupo e as funções do chefe de grupo. Cada grupo ficou responsável por arranjar o material necessário para as experiências.

Estivemos a fazer várias experiências ao longo do 3º período, tais como a reprodução e desenvolvimento de plantas, as propriedades e os estados da água, tipos de solos, mecânica simples, experiências com a luz, com o som, pressão atmosférica, eletricidade, ímanes… Estas experiências foram realizadas em várias sessões e de acordo com as matérias dadas nas aulas de Estudo do Meio.

Uma das experiências que mais gostamos foi a que realizamos para testar as propriedades magnéticas dos ímanes. Para esta experiência todos os grupos seguiram um protocolo com os passos a seguir.

Colocamos a questão problema: Será que o íman atrai todos os objetos da mesma forma?

Registamos numa tabela a nossa previsão assinalando com x os objetos que achávamos que seriam atraídos e os que não seriam atraídos pelo íman e justificamos as nossas opções.

Para esta experiência precisamos de vários materiais: íman, bacia, areia, sal, agrafos, pregos, borracha, afia, colher, rolha de cortiça e outros objetos.

Cada grupo seguiu o protocolo de como fazer:

1º Colocamos todos os objectos, com exceção do íman, dentro da bacia, misturados com a areia e o sal.

2º Aproximamos o íman do conteúdo da bacia.

3º Fomos retirando do íman os objetos que foram atraídos.

4º Remexemos a areia para facilitar a atração do íman.

Fomos registando noutra tabela idêntica à da previsão o resultado que verificamos.

Finalmente chegamos à conclusão que respondia à questão inicial. O íman não atrai todos os objetos da mesma forma. O íman é um material magnético e ele atrai alguns materiais metálicos como o ferro e o aço. Todos os outros materiais não  são atraídos.

 

Galeria


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas:, ,