Em parceria com a SAVINOR, a entidade promotora deste tipo de atividades, no nosso agrupamento foi possível, mais uma vez, serem dinamizadas uma série de atividades ao longo do ano letivo, a saber, a formação de professores; saídas de campo e atelieres lúdico-pedagógicos com a colaboração da BIO RUMO. Os docentes e discentes que diretamente foram envolvidos nestas atividades tiveram a oportunidade de dar a conhecer os trabalhos que realizaram no âmbito do Projeto RIOS, no dia 1 junho 2015 decorreu na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro.

Os trabalhos apresentados neste evento estiveram a cargo dos seguintes docentes:

  • Olívia Maia com os alunos do pré-escolar da EB1 de Vila;
  • Filomena Costa com alunos do 1º ano da EB1 do Cerro n.º 1
  • José Cruz com alunos da turma C1 do 7 ano da Escola Básica do Castro;
  • Carla Antunes com alunos da turma C1 do 8 ano da Escola Básica do Castro;
  • Margarida Ferreira com alunos da turma A do 8º ano da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro.

Acresce a tudo isto a envolvência da mais duas turmas deste agrupamento a saber a turma do VOC e a turma do 4º ano da EB1 de Fonteleite a cargo da docente Fátima Silva.

Durante aproximadamente 1 hora foi possível mostrar à comunidade escolar uma Canção mimada alusiva ao tema água/ecossistema ribeirinho; representações;Slide show de fotografias recolhidas aquando das saídas de campo; dois pequenos vídeos de sensibilização para o consumo racional de água e apresentação de experiências sobre a água que permitiram aos participantes neste evento experienciar alguns fenómenos que são possíveis realizar com água e interagir com os alunos que estavam no papel de monitores a dinamizá-las.

Os encarregados de educação estiveram presentes neste evento e aparentavam-se satisfação e entusiasmo pelos trabalhos apresentados em palco, assim como, pelos cartazes e mostra de fotografias sobre a biodiversidade.

A grande mensagem a reter é ESSENCIAL QUE TODOS PRESERVEM OS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS.


Categoria: Notícias