Entre os dias 6 e 15 de maio realizou-se, junto à Biblioteca da nossa Escola, a exposição / concurso “Castelos Medievais”, promovida pelo grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal, destinada aos alunos do 5º ano de escolaridade.
A expectativa era grande e crescia de dia para dia com a chegada de mais um castelo e de outro e de outro. A data limite havia sido estabelecida para o dia 30 de abril, mas bem antes já os castelos pululavam a escola, dando-lhe um colorido especial.
Havia-os para todos os gostos (e gostos não se discutem) e feitios, uns pareciam o último “grito” da moda parisiense ou um Rolls Royce e o público aglomerava-se junto da novidade, tecendo opiniões misturadas com inúmeras interjeições de espanto: “Que fixe, está mesmo espectacular! Já sei em quem votar.” De facto, os dados estavam lançados, a fasquia elevada e só apetecia anunciar tal como nas Olimpíadas: “Que comecem os jogos”.
Deixemos agora os protagonistas tomarem a palavra e, na sua simplicidade e espontaneidade, registamos o cabal sucesso desta actividade, que envolveu toda a comunidade educativa, tendo havido uma participação massiva com um total de 311 votantes.
“A ideia de construirmos castelos com os materiais que quiséssemos, deixou-nos entusiasmados”; “Ficámos de boca aberta ao vermos tantos castelos sensacionais e foi difícil votar no mais bonito porque todos eram especiais”; “Todos os alunos, professores, funcionários e pais tinham o direito a votar”; “Foi uma grande ideia organizar esta iniciativa.” Eis alguns comentários dos alunos que ajudam ainda mais a abrilhantar uma iniciativa que teve por principal objectivo fomentar o gosto pela gloriosa e egrégia História de Portugal.
Resta um agradecimento especial a todos quantos tornaram possível esta “aula viva” lúdico-pedagógica: aos alunos e aos seus familiares pelo empenhamento e entusiasmo; aos professores das turmas envolvidas pela motivação e incentivo; aos restantes professores e aos Assistentes Operacionais pela colaboração.
Quanto aos vencedores, importa dar-lhes os parabéns e conhecer a sua identidade. Assim, em 1º lugar ficou o aluno nº 15, João Rodrigues, do 5º A, com o castelo nº 5 e com 60 votos; em 2º lugar ficou a aluna nº 3, Andreia Faria, do 5º A, com o castelo nº 12 e com 51 votos; e em 3º lugar ficou o aluno nº 17, Milton Moreira, do 5º C, com o castelo nº 22 e com 29 votos.
Categoria: Notícias