Pré escolar da Escola Básica de Feira Nova

As crianças da sala2 estão a desenvolver um projeto lúdico com o tema  “Homem Primitivo”.

Este projeto surgiu do interesse demonstrado por parte das crianças na música do panda e os caricas “o homem primitivo”. Desta forma, as crianças começaram a interrogar-se como terá surgido a vida. Este foi o pretexto que desencadeou várias questões que despertou o projeto. As crianças manifestaram diversas vezes o seu interesse e motivação pelo tema questionando o adulto: “Como eram os homens primitivos? Como surgiram? Como comunicavam? Como viviam?”.

Pretende-se, então, que as crianças tenham a oportunidade de, entre outros aspetos: consolidar o interesse pela natureza, despertar relativamente ao interesse pelo passado, reconhecer e contactar com diferentes elementos da natureza, serem capazes de se questionar, de fazer pesquisas e analisar, serem capazes de trabalhar em grupo e partilhar as suas ideias com o outro, expressar a sua criatividade artística e expressar a sua criatividade dramática.

Este projecto tem várias fases.

Fase 1 – Definição do Problema
Fizemos o levantamento do que as crianças sabiam, queriam saber e queriam fazer.

FN1

COMO TERÁ A VIDA COMEÇADO?

“Há muito tempo atrás não havia sol nem nuvens, nem estrelas nem lua ou outros planetas, nem mesmo a Terra. Só havia escuridão. Então depois surgiu o sol e as nuvens. No início, a Terra só tinha um mar muito grande, e um céu e era muito, muito quente…Com a ajuda de vulcões a terra libertou calor e energia que se transformou na nossa atmosfera…Os vulcões deram origem a montanhas, aos continentes, mares, lagos.

No mar cresceram pequenos seres vivos, só com uma célula…e nasceram os peixes, os peixes foram evoluindo e começaram a aparecer os répteis e os dinossauros depois dos répteis e dinossauros surgiram as aves e só depois os restantes animais terrestres (mamutes, tigres, leões, macacos…). E só depois surgiram as pessoas – o HOMEM PRIMITIVO “

(TEXTO ELABORADO COM A AJUDA DAS CRIANÇAS)

FN2 FN3 FN4

Fase 2 – Planificação e desenvolvimento do trabalho

Todo este projeto se desenvolve tendo em conta os interesses das crianças, ou seja, tendo em conta tudo o que elas foram pedindo.
O que fazer agora? O que vamos fazer em primeiro lugar?

– A caverna/gruta

FN5

Fase 3 – execução – Construção da caverna    

Depois de medir, cortamos a quantidade de papel necessária para forrar a tenda. Chegamos à conclusão que precisávamos de uma medida igual a 13 folhas para a altura, e 9 folhas para a largura. E registamos no quadro. Depois de cortarmos o papel começamos a forrar a tenda.

FN6 FN7 FN8

Desenhamos, pintamos, recortamos. Fizemos as árvores com as folhas para colocar atrás da gruta.

FN9 FN10 FN11

FN12 FN13

Fizemos a fogueira para os homens primitivos se aquecerem, se protegerem e cozinharem.

Ainda faltam coisas… mas vejam como está a ficar!

FN14

 


Categoria: Alunos , Atividades , Em destaque , Slide página inicial