Pelo terceiro ano consecutivo, os alunos do 6º ano da Escola Básica do Castro participaram no projeto “Iluminar casa di mininus di Skola” na Guiné-Bissau, com o objetivo de fornecer mini-painéis solares, capazes de iluminar duas divisões de uma casa. Essa iniciativa tem sido fundamental para melhorar as condições de vida e o bem-estar das crianças em idade escolar na região.
O projeto foi inteiramente desenvolvido durante as aulas de Educação Tecnológica, onde os alunos exploraram a temática dos “Materiais”, através da criação de objetos decorativos e utilitários, recorrendo a uma variedade de materiais, como lã, algodão, madeira, papel e pele sintética.
Os objetos desenvolvido foram vendidos às famílias dos alunos, resultando na arrecadação de 600€. Esse valor possibilitou a doação de seis mini-painéis solares e, por consequência, a iluminação de seis casas na aldeia de Cumura, na Guiné-Bissau.
Durante os últimos três anos, graças ao excelente esforço e dedicação dos alunos, foram doados um total de vinte painéis solares, iluminando assim vinte casas de famílias com crianças na aldeia de Missura/Curuma, em Bissorã, na Guiné-Bissau.
A Associação “Mães do Mundo”, responsável por este projeto, expressou o seu profundo agradecimento pela colaboração e compromisso exemplar dos alunos da Escola Básica do Castro, reconhecendo o impacto positivo destas iniciativas nas vidas de quem mais precisam.
Professora responsável
Edite Azevedo
Categoria: Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial , turmas
Etiquetas: 6º ano, ano letivo 2023/2024, guiné-bissau, illuminar, painéis solares, skola