As crianças do Pré-Escolar do Jardim de Infância de Querelêdo têm vivido o inverno com grande deslumbramento, através da observação dos fenómenos naturais desta estação, que têm sido observados diretamente no exterior. Além da observação direta foi possível a recolha de materiais variados para experiências levadas a cabo na sala de atividades. Uma dessas experiências consistiu no congelamento de água com folhas, ervas e pequenos paus e passados dias, as crianças puderam observar o resultado, sentindo o frio, vendo o gelo a derreter, discutindo, comentando e colocando hipóteses para aquilo que aconteceu aos materiais recolhidos e congelados. Outra experiência constou da manipulação de neve artificial feita na sala, com fraldas descartáveis, por estas conterem um gel no seu interior, que depois de lhe juntar água e levar ao congelador, fica com a consistência semelhante a neve. As crianças puderam assim sentir o inverno e na sua imaginação, os bonecos nem ficaram nada mal…

  Das atividades até agora desenvolvidas, destacam-se também pinturas digitais com gelo, confeção de flocos de neve com materiais de desperdício, colorir de peças de vestuário alusivas ao inverno, momentos de conversa ricos em troca de ideias em contexto de grande grupo sobre a observação que cada criança faz do ambiente ou das vivências que lhe são proporcionadas, quer pela família, quer pela escola. Dentro desta temática foram também explorados poemas, histórias e canções, contribuindo para o desenvolvimento e enriquecimento da linguagem.

Ainda dentro das atividades desenvolvidas em janeiro, levamos para o exterior a tradição de “cantar as janeiras”, em articulação com o 1º ciclo, promovendo e valorizando assim, as tradições culturais. Todas as crianças e adultos da escola de Querelêdo, foram envolvidos nesta atividade, começando por decorar uma coroa e ensaiar diversas canções que entoaram em coro na escadaria da Capela de S. Gonçalo, para os pais/encarregados de educação e restante comunidade.


Categoria: Atividades , Em destaque , Notícias , Slide página inicial

Etiquetas: , ,